Comentários do filme: UM BEIJO ROUBADO

UM CORAÇÃO PARTIDO E UMA TORTA DE MIRTILO


Jude Law e Norah Jones

O filme “Um Beijo Roubado”, dirigido pelo diretor Wong Kar-wai (Amor à flor da pele/2000) apresenta os principais atores: Jude Law (Jeremy), Natalie Portman (Leslie), Rachel Weisz (Sue Lynne), Norah Jones (Elizabeth) e David Strathairn (Arnie).
O filme marca a estréia da cantora nova-iorquina Norah Jones como atriz, “uma voz que contém diversos personagens, com diferentes histórias cada uma”, descreveu Wong, na entrevista coletiva do filme, que abriu o Festival de Cannes de 2007.
Neste filme o diretor “enfatiza as cores das paisagens, tanto quanto das roupas de seus personagens. Ele lembra uma Nova York nostálgica, com seus neyons, ventos e o frio cortante da noite. O filme tem, ao contrário do que vem sendo apontado, a vantagem de deslocar Kar-wai de seu habitat, as ruas estreitas e os cenários claustrofóbicos de Hong Kong e lançá-lo na amplidão continental dos EUA. E isso garante ao filme uma oxigenação material a despeito da recorrência dos efeitos narrativos habituais do seu cinema”, segundo o crítico do jornal A Folha. (Jornal A Folha, 11/04/2008)
O drama conta a história do dono de um café em Nova York, que se apaixona por uma mulher misteriosa, que passa a freqüentar o seu bar todas as noites e depois parte rumo ao interior dos EUA. Jeremy, dono do café Klyuch (a palavra significa “chave” em russo) é um jovem vindo da cidade de Manchester/Londres, que sonhava em viajar pelos Estados Unidos e escrever um diário contendo suas experiências de viagem. Mas ele acaba abrindo um café e o seu bar é um ponto de encontro entre os personagens, que os acolhe nas noites frias e solitárias de Nova York. Jeremy ouve as estórias de seus clientes e acaba conhecendo Elizabeth.


Jude Law (Jeremy) e Norah Jones (Elizabeth)

Ela é uma mulher de coração partido, que descobriu recentemente, que está sendo traída pelo namorado, sem saber o motivo da traição. Ressentida e confusa com o fim do namoro e após ingerir muita torta de blueberry, ela adormece sobre o balcão do bar. A torta que inspira o título do filme é feita de uma pequena fruta roxa e de polpa muito doce, o mirtilo (ou blueberry em inglês), que é devorada por Elizabeth, na tentativa de diminuir sua angústia.
Jeremy aproveita da situação que Elizabeth está adormecida sobre o balcão, com a boca suja do doce e rouba-lhe um beijo, no mais profundo silêncio.

Jeremy e Elizabeth

Depois deste beijo roubado ela se sente mais confusa ainda e desconfortável diante do mundo. Elizabeth viaja para Memphis e Las Vegas, enquanto mantém contato por meio de cartas com o dono do bar.


Norah Jones (Elizabeth)



DE BAR EM BAR



De bar em bar, Elizabeth vai conhecendo os freqüentadores destes lugares em que trabalha como garçonete e passa a interferir em suas vidas, como no caso de Sue Lynne e Arnie, seu ex-marido. Ele é um policial alcoólatra inveterado e emocionalmente perturbado, que não consegue aceitar o fim da sua relação com Sue Lynne.


Rachel Weisz (Sue Lynne)


Elizabeth é fascinada por apostadores, porque ouvem seus instintos e arriscam a sorte (o que ela não consegue fazer) e ao trabalhar em um cassino, ela acaba conhecendo Leslie, uma garota bonita e sexy, viciada em jogos de pôquer e abandonada pelo pai.


Elizabeth e Leslie



A VIAGEM AO CENTRO DE SI MESMA



O diretor propõe as seguintes interrogações neste filme: como se expressa o amor? Como viver sem ele? Como o tempo o transforma ou não?
Kar-wai baseou-se no curta que havia feito, como preparação para o seu outro filme “Amor à flor da pele” e conta-nos que: ''É, basicamente, um filme sobre à distância. Às vezes é preciso nos distanciar milhares de quilômetros para conseguirmos nos aproximar do outro”. (cinema.uol.com.br - acesso: 10/4/2008)


Norah Jones

Pessoalmente concordo com o Diretor, às vezes ao nos distanciarmos do outro nossa percepção se altera. O distanciamento nos ajuda a raciocinar melhor diante dos nossos conflitos, porque nossas emoções “esfriam”. Elizabeth ao conhecer outras pessoas que também sofrem com as perdas, se espelha nelas e se percebe melhor, o que a possibilita libertar-se do ressentimento do fracasso amoroso, para seguir em frente, deixando a vida acontecer e poder receber o que ela tem de melhor a oferecer. Sua melhor viagem foi aquela que ela fez dentro de si mesma. Ela deixa de ser uma expectadora diante da vida e passa a protagonizar seus momentos e desenvolve sua capacidade para a percepção e a intuição. O seu amadurecimento faz com que ela perceba que, tudo nada na vida é temporário, passa, flui e nos deixa mais leves, depois que passa a tempestade. E o céu é nosso limite.

FICHA TÉCNICA:
Direção: Wong Kar-wai
Ano de produção: 2007
Países: França, China e Hong Kong
Duração: 95 min.

BIBLIOGRAFIA:
1) A Folha jornal – Guia da Folha – abril de 2008.
2) Cinema UOL – abril de 2008.
3) Revista Bravo – 100 filmes essenciais. São Paulo: Ed. Abril, 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas