Análise do filme:

 

“PROCURA-SE UM AMOR QUE GOSTE DE CACHORROS”

Voluptuosa, sensual, atraente, divertida.  E tem que gostar de cachorros.

clip_image002

Jake e Sarah

O filme Procura-se um Amor que Goste de Cachorros foi baseado no livro de Claire Cook, com roteiro e direção de Gary David Goldberg (ganhador de 2 Emmy).

O filme narra uma turbulenta e cômica história sobre a personagem Sarah Nolan que está redescobrindo o romance, via on-line. Ela é uma professora de pré-escola, separada há oito meses e sem filhos.

clip_image004

Sarah Nolan (Diane Lane)

Ansiosa em lançar a própria irmã de volta ao “mercado”, Carol passa-se por Sarah e forja um perfil em um site de encontros, com a sedutora descrição: “Voluptuosa, sensual, atraente e divertida. E tem que gostar de cachorros”.

 

clip_image006

As três irmãs Sarah, Carol e Christine

 

Sarah é surpreendida pelas irmãs, que colocaram o seu perfil publicado na rede sem avisar. E em tempos de orkut, mensagens instantâneas e chats, divulgar o perfil na internet em busca da alma gêmea, para ela, era um bicho de sete-cabeças.

Para Sarah nunca foi fácil encontrar um namorado e agora se sente despreparada para enfrentar o “mercado”. Ela é inteligente, engraçada, mas diz que “não é muito boa no mundo real”.

No trabalho, Sarah encontra um possível candidato, o recém-separado Bob Connor, pai de um de seus alunos. Charmoso e tranquilo, Bob parece ser feito sob medida para Sarah, mas ele não tem nenhuma vontade de levar um romance a sério.

 

clip_image008

Bob (Delmount Mulroney)

Sarah apresenta um bom relacionamento com seu pai, chamado Bill e sua mãe já falecera. Ele é idoso, mas ainda é um Don Juan que está às voltas com várias pretendentes e gosta de recitar Yeats nas festas da família.

 

clip_image010

Bill (Christopher Plummer)

 

Uma de suas pretendentes é Dolly, uma internauta inveterada, que adora participar de vários sites de relacionamentos fazendo amigos e procurando um bom partido. Adora o seu computador e justifica que “pode pagar as suas contas pelada”.

 

clip_image012

Sarah e Dolly (Stockard Channing)

 

Assim, nossa heroína decide criar as suas oportunidades, marcando vários encontros com possíveis candidatos. Infelizmente, ela só se decepciona até encontrar Jake, no parque de caninos.

 

clip_image014

Jake Anderson, Sara Nolan e Madre Tereza (a cadela)

 

 

Jake foi incentivado pelo melhor amigo (e seu advogado) a conhecer Sarah, que viu o perfil da moça no site e imprimiu, apresentando-a para o amigo, que acha uma besteira estes encontros na internet, mas decide se encontrar com Sarah.

Jake Anderson, recém-separado, fabricante de barcos de remo, tímido, intenso e cheio das teorias de vida, escritas em forma de anotações, que carrega no bolso. Uma de suas teorias é que a mulher tem “roteiro pronto e se você não seguir o roteiro dela, é eliminado da história”. Ele é romântico e fanático pelo filme clássico Dr. Jivago.

clip_image016

Jake Anderson (John Cusak)

A sua descrença nesse tipo de relacionamento amoroso provoca um mal-estar entre ele e Sarah, no primeiro encontro, que é um verdadeiro fracasso.

Jake desiste de Sarah e decide voltar para as baladas. E entre uma balada e um filme do Dr. Jivago, ele vagueia, como um espírito desencarnado.

Vale ressaltar que nenhum dos dois protagonistas possui um cão. Os animais são emprestados de outras pessoas e servem apenas para acompanhá-los nos encontros.

Depois do primeiro encontro desastroso, eles voltam a se encontrar e pouco a pouco eles acabam se entendendo. O casal tenta fazer o melhor possível já que a insatisfação de ambos vai impulsioná-los a esforçarem-se e fazerem o melhor de cada um.

 

clip_image018

Sarah e Jake

Segundo a sexóloga Regina Navarro Lins quando um homem ou uma mulher vão a uma festa, por exemplo, na maioria das vezes eles desejam conhecer alguém para viver qualquer tipo de relação amorosa. Seja apenas por uma noite ou um namoro prolongado. Nos chats (salas de bate-papo) da internet não é diferente. O internauta adota um nome fictício e pode mentir a respeito de muitas coisas, garantindo o anonimato para se sentir mais seguro, como idade, profissão, tipo físico, lugar onde moram. Entretanto, mesmo desejando ser atraente para o outro, não conseguem mentir no que de fato importa como as características de personalidade como sensibilidade, inteligência, humor e também a visão de mundo que possui, que são transmitidos desde os primeiros momentos que estão se comunicando. (Navarro, 2001, p. 26).

Segundo Lins, é comum que a primeira atração entre duas pessoas seja calcada na aparência, afinal, além de todo o condicionamento cultural, muitos só se sentem valorizados se possuem parceiros fisicamente desejáveis pelos outros. O interessante é que a internet revolucionou esse conceito, criando a oportunidade de se sentir atraído primeiro pelo jeito de ser da pessoa, deixando por último a atração física.

clip_image020

Jake e seu advogado e amigo na balada

Na rede, as emoções são as mesmas dos encontros ao vivo. Quem combina encontrar-se com alguém fica ansioso quando a hora se aproxima, o coração bate mais acelerado, se o outro se atrasa surge logo o medo da rejeição. E a grande maioria, após conviver um tempo através do computador acaba se encontrando mesmo. Apaixonar-se pela Internet também é muito parecido com a vida real.

O problema é quando idealizamos e projetamos na pessoa que acabamos de conhecer tudo o que desejamos encontrar no outro é prejudicial para o sucesso da nova relação.

O relacionamento precisa fluir mas, homens ou mulheres ficam muito ansiosos e podem colocar tudo a perder, cada um precisa sentir o mais verdadeiro possível.

 

clip_image022

Sarah e Maria Tereza

A descoberta dos métodos contraceptivos e o progresso da tecnologia fomentaram na mudança do comportamento feminino e elas começaram a desvalorizar a domesticidade e a maternidade. Assim, resta pouco espaço para as qualidades femininas como intuição, sentimento, subjetividade, etc...

Estes aspectos de sua personalidade foram reprimidos e desvalorizados e em decorrência do o modelo do papel esposa/mãe que se tornou antiquado para elas. Assim, as mulheres passaram a buscar a segurança econômica e social e agora se queixam de que está faltando o amor e a segurança emocional.

 

clip_image024

Casal

Esse descontentamento se origina da perda de valores femininos e nos defrontamos com muitos obstáculos para recuperar estes valores. Trata-se da feminilidade perdida. Agora, o resgate da feminilidade pode ser uma tarefa difícil considerando que conquistar os valores sentimentais, que são as dimensões mais sutis da mulher demanda esforço e perseverança. Mas é importante o reingresso dos valores femininos em nossa atual sociedade. O feminino retornará e tomará seu lugar de direito tão logo a evolução masculina esteja assegurada, segundo Robert A . Johnson, em sua obra “Feminilidade Perdida e Reconquistada”.

 

clip_image026

Sarah e Jake

 

Para o poeta Rainer Maria Rilke, um dos maiores poetas da língua alemã, considera que ainda somos principiantes no amor e explica: “Talvez todos nós ainda sejamos principiantes no amor. Fundir-se e entregar-se é um tipo de comunhão (...) seja o ponto culminante, seja talvez aquilo o qual o homem, com seu tipo de vida ainda não esteja preparado suficientemente.” (Rilke, 2001, p. 25)

Principiantes ou não, a busca do amor é uma tarefa incessante tanto para o homem como para a mulher. E a internet é apenas uma possibilidade de conhecimento, de troca, de se estabelecer novos relacionamentos e quem sabe, podemos também encontrar a paixão, por que não?

“O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las”.

(Francis Bacon)

 

Referência bibliográfica:

1) JOHNSON, Robert A . Feminilidade Perdida e Reconquistada. São Paulo: Mercuryo, 1991.

2) LINS, Regina Navarro. Na Cabeceira da Cama. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

3) RILKE. Rainer Maria. Cartas a um jovem Poeta: a canção de amor e de morte do porta-estandarte Cristóvão Rilke. S. Paulo: Ed. Globo, 2001.

Ficha técnica:

Título: Procura-se um amor que goste de cachorros

Diretor: Gary David Goldberg

País: EUA

Ano: 2005

Elenco: Diane Lane, John Cusak, Christopher Plummer, Dermont Mulroney e Stockard Channing.

DVD – comédia romântica - 98 minutos - colorido

Imagens extraídas dos sites:

www.google.com.br

www.mustlovedogsmovie.com

Comentários

Postagens mais visitadas