1984

 

Filme de hoje

clip_image002

 

 

O filme “1984” é baseado no livro do escritor George Orwell como uma sátira (humor negro) do totalitarismo, num local chamado Oceania (Inglaterra e EUA). O Sr. Winston trabalha em uma empresa onde a sua função é de reescrever a história e esquecer o passado. Ele conhece Julia que também trabalha no Ministério da Verdade. Ela tem como função manter as máquinas que escrevem livros. O protagonista sofre torturas para admitir que se tornou um traidor. O filme é PB.

George Orwell (1903-1950) foi jornalista, ensaísta e romancista, nascido na Índia, mas a sua formação acadêmica foi em Londres. O seu sucesso foram as obras literárias A Revolução dos Bichos, de  1945 e 1984, de 1948. No Brasil a edição mais recente saiu em 2009, pela editora Companhia das Letras.

A transposição cinematográfica da obra 1984, segundo alguns críticos, trata-se de um filme de ficção científica porque a trama se desenrola no futuro, bem como, a criação de máquinas que alteram o comportamento humano.

 

clip_image004

Escritor George Orwell

 

Orwell escreveu este livro num momento difícil de sua vida, quando a esposa morreu após adotarem um garoto de apenas dois anos de idade. O escritor foi morar numa ilha e levou o filho pequeno.

Na solidão daquele local ele observava a flor que brotava sob a luz do sol. A sua saúde não estava muito bem...ele tossia muito.

Na época da guerra fria, Orwell vivia sem esperança alguma, o que reflete em sua obra tão sombria.

Segundo o autor da obra a população de Oceania adotou o sistema totalitário como algo inevitável e que chega a ser um erro. Orwell defende a ideia de que a população deveria defender-se e não resignar-se.

No mundo onde tudo está sob controle e sob vigilância, o Sr. Winston e Julia tentam manter um romance secreto.

Enfim, o filme é sufocante como os uniformes daqueles que vibram com a voz do grande irmão. Eu o denomino o pai tirano que adora ver os filhos a serem massacrados.

No filme surge um momento de leveza onde o espectador (como eu) sente que pode respirar um pouco é quando Julia surge com o seu vestido branco.

A obra de Orwell é mais atual do que nunca, haja vista o Oriente Médio e as alterações de "trono". O desejo do poder leva os ditadores à morte de milhares de civis, numa guerra sem fim.... mas dizem que é santa!

 

Rosângela D. Canassa

 

Ficha técnica:

Título: 1984

Direção: Michael Anderson

Roteiro: William Templeton e Ralph Bettison

Ano: 1956

País: Inglaterra

Gênero: ficção científica

Elenco:

Edmond O´Obrien .......Winston Smith

Michael Redgrave…………General O `Connor

Jan Sterling…………………..Julia

David Kossof……………… Charrington

John Vernon…………….. Big Brother

Comentários

Postagens mais visitadas