FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA - A DISLEXIA E A INCLUSÃO ESCOLAR

Análise fílmica:

clip_image002

O filme indiano Como estrelas na terra (2007) conta a história de Ishaan, um garoto de nove anos, que mora com a família na Índia. Ele vive intimidado sob a sombra do irmão mais velho, que é brilhante aluno e jogador de tênis.

Ele  sofria na escola com os castigos dos professores e também com as piadas de seus colegas, porque todos o consideravam um aluno preguiçoso.

O pai cansado de receber as reclamações da professora de Ishaan resolve matricular o filho num colégio interno, no meio do ano e longe da família. Então, o menino vai para o novo colégio e fica muito perturbado, porque se sente traído por toda a família.

clip_image004

Ishaan na nova escola

O Prof. Nikumb que é o professor substituto de desenho na nova escola e que descobre o distúrbio do aluno e inicia um processo de adaptação do garoto com atividades artísticas, bem como, na matemática.

O objetivo do professor era de encontrar meios para que Ishaan e os outros alunos de sua sala pudessem desenvolver ao máximo as suas potencialidades e a criatividade.

Nikumb também sofreu de dislexia na infância, que se caracteriza pela dificuldade na leitura, escrita, soletração e pode comprometer outras áreas do cérebro. O distúrbio geralmente é descoberto na sala de aula e pode ocorrer uma defasagem na aprendizagem.

 

clip_image008

Ishaan com a mãe

Todos os alunos de Nikumb foram afetados pelo impacto da personalidade do professor, que os leva a serem mais criativos e alegres. A sua metodologia de trabalho se diferenciava dos outros professores da escola, que seguiam padrões conservadores e tradicionais.

Os seus colegas faziam piadas de seu método como se “tudo não passasse de uma grande brincadeira ele dançar, cantar e pintar na sala de aula.”

Ishaan com o tempo e com a ajuda de seu professor vai melhorando até conseguir ganhar o prêmio de melhor pintura num concurso realizado na escola, onde até os professores participam. Depois do concurso a família vem buscá-lo e todos percebem que é possível trabalhar com a adversidade em sala de aula.

A família ficou surpresa com a melhora de Ishaan e agradeceram ao professor que viu na figura do aluno o seu espelho.

No Brasil, a inclusão da criança especial é um projeto em construção e que depende não só da escola, mas da família e da sociedade como um todo. No nosso País acredito que isso é um processo e não se instala apenas por um decreto ou uma portaria do governo. O diferente possui os mesmos direitos, enquanto seres humanos e cidadãos.

 

clip_image006

 

Ficha técnica:

Título original: Taare Zameen Pan – Every Cild Special

Título no Brasil: Como estrelas na terra

clip_image010 Índia
2007 • cor • 165 min

Direção

Aamir Khan
Amole Gupte

Roteiro

Amole Gupte

Elenco

Darsheel Safary
Aamir Khan
Tisca Chopra
Vipin Sharma
Sachet Engineer
Tanay Chheda
M.K. Raina

Género

drama

Idioma

inglês / hindi

Comentários

Postagens mais visitadas