Um filme por dia 2017 - 24/01 - Divertida Mente (2015)



Título original: Inside Out

Aplaudido calorosamente no Festival de Cannes 2015 sendo exibido fora da mostra competitiva, só o preconceito comum com as animações pode explicar o fato de não ter concorrido a Palma de Ouro.
O roteiro é engenhoso e mostra a explosão de sentimentos dentro da cabeça de uma pré-adolescente, que enfrenta suas primeiras frustações. Tudo se encaixa, desde as cores das emoções como o roxo para o medo - cor normalmente associada à morte no cinema - até a forma como a emoção dominante da mãe, mulher adulta, não é a alegria como em Riley (a protagonista) mas a tristeza, porém serena e madura.
De uma certa forma, a decepção enfrentada por Riley com a mudança de cidade a leva a uma espécie de auto-bullying emocional, levando-a a se isolar e tentar fugir, além de desorganizar todas as suas emoções que costumavam conviver felizes dada a simplicidade da sua vida.
Inteligente e emocionante ao encarar as dificuldades do amadurecimento, tema recorrente nas animações da Pixar, Divertida Mente diverte crianças e emociona adultos com suas reflexões.
Nota: 5/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas