08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER: MEU CORPO MINHA BATALHA E O CINEMA DE PEDRO ALMODÓVAR
Rosângela Canassa
Sigmund Freud foi um
estudioso da cultura em conjunto com a psicanálise e os reflexos na sociedade
vienense. Ele conheceu as mulheres vitorianas e sua relação com o corpo físico
e a fala que pode conduzi-lo em seus estudos em direção ao inconsciente, no que
resultou na sua compreensão sobre trauma, histeria e fantasia feminina. Depois
dos estudos de Freud, as mulheres obtiveram o direito ao voto e ao trabalho.
Após os anos 60/70 do
século passado, a aceleração do processo de emancipação da mulher, o movimento
feminista aliado às crescentes conquistas técnico-científicas, o advento da
pílula, a reprodução assistida e as intervenções cirúrgicas no plano da
estética, tem feito surgir novas formas de subjetivação e formação psíquica na
mulher. Porém, só resta agora a mulher a conquista do direito a dispor de seu
corpo e de sua sexualidade como bem quiser.
No cinema, a ideia de Pedro Almodóvar é de contextualizar a mulher ou homem sem identidade fixa, permanente e na sua identidade cambiante ambos podem se transformar, se ressignificar para encontrar o seu melhor caminho no mundo. E no mês da mulher apresento alguns filmes do cineasta para homenagear o feminino nos nossos dias em que o seu corpo seja a sua batalha.
O filme Volver (2006)
traz a marca do estilo de Pedro Almodóvar, que retorna ao passado e encontra
nas lembranças de sua infância, vizinhas, as mulheres sofridas e marcantes em
sua vida para narrar a história de Irene (Carmem Maura, a atriz do filme
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, de 1988). E ao retornar em La Mancha
para a realização da filmagem ele reviu as mulheres da sua aldeia e fez questão
de convidá-las para participarem do filme. Portanto, elas são figurantes e
moram na cidade e continuam cuidando dos túmulos dos familiares.
A cena inicial do
filme, acompanha um grupo de viúvas e órfãs limpando os túmulos de seus entes
queridos no cemitério de La Mancha, sob o vento Leste que, dizem que perturba
os vivos e os espíritos. Os habitantes da cidade dizem que o vento leste deixa
as pessoas com problemas mentais e existe um alto índice de insanidade na
região por causa do vento, que também é responsável por diversos incêndios que
devastam a área em todos os verões.
O filme se passa nos
tempos atuais e Penélope Cruz estrela a fita no papel de Raimunda. A heroína é
filha mais nova de Irene, uma jovem bonita e sedutora, mas emocionalmente
frágil, que guarda um segredo de família. Ela vive com um marido desempregado
(Antonio De La torre) e uma filha (Yohana Cobo) em plena adolescência. As
finanças da família não vão bem, portanto, a protagonista acumula vários
empregos. Ela possui um talento para o canto e a culinária. Ela mata o marido após
descobrir que ele tentou abusar de sua filha e esconde o corpo no refrigerador
do restaurante onde trabalha. Enquanto isso busca fugir das implicações do
crime, ela tenta entender um fenômeno inexplicável, que é a volta de sua mãe
(Carmen Maura) do mundo dos mortos. O filme inclui o imaginário popular que é
rico em histórias de sobrenatural, onde os mortos se levantam de suas tumbas
para resolver pendências com os vivos. Leia mais em: www.laschicasdealmodovar.blogspot.com.br
A maquiagem e os
cabelos que compõem a figura da personagem Raimunda foram inspirados nas divas
italianas. A escolha das roupas faz parte da construção dos personagens de uma
maneira especial. No início era o próprio Almodóvar e seus amigos, que decidiam
o que o elenco usaria, emprestando, às vezes, peças do próprio vestuário.
O cineasta é um retratista da sociedade
espanhola contemporânea e ao trazer suas mulheres passionais, vingativas,
emotivas, fortes, com seus fetiches e desejos mostra o seu modo peculiar de
tratar o universo feminino.
O arquétipo materno
também é marca do diretor, que dirigiu com muita sensibilidade e as faces do
feminino no universo familiar, os laços de família na relação entre as duas
irmãs Raimunda e Sole e o súbito reaparecimento da figura materna, que deixa as
duas mulheres atordoadas como se tivessem que conviver com um fantasma dentro
de casa. O perfil de cada personagem
acaba brotando de suas roupas, como um objeto de comunicação não verbal. As
cores e sua intensidade entre os risos e as lágrimas com suas personagens.
Ficha técnica do filme:
Título: Volver
Direção: Pedro
Almodóvar
Ano: 2006
País: Espanha
Elenco: Carmem Maura,
Penélope Cruz, Lola Duenãs, Blanca Portilho, Yohana Cobo e Chus Lampreave.
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