Almodóvar na cozinha: a exposição da natureza morta em Madri e os filmes de mulheres
![]() |
AFotografia de Almodóvar para La Fresh Gallery de Madri |
Pedro Almodóvar com 68 anos inaugurou em Madri em 2017 uma exposição com 70 fotografias em que mostra a intimidade através de relações criadas com a cozinha e os seus utensílios. “Bodegones Almodóvar” tem fotografias tiradas de um arquivo pessoal e de suas fantasias. A intimidade vista da cozinha na exposição inaugurada na La Fresh Gallery de Madrid. “A cozinha da Espanha antipatriota”, titula o “El Español”. “A cozinha é um lugar muito íntimo. Não se pode mentir na cozinha. Gosto muito das cenas rodadas [na cozinha] e até dos anúncios de eletrodomésticos. Duas mulheres na cozinha dizem sempre a verdade, sem esquecer a casa de banho, onde parece haver ainda mais intimidade”, explica à “Vanity Fair”. (DAVIDE PINHEIRO - 25/09/2017 21:46 959 FACEBOOK TWITTER)
O diretor acrescenta também que: “Estas fotos são parte da minha confidência caseira, sem dissimular nada. É tudo muito autobiográfico. É a minha casa, a minha cozinha, a janela que se abre para um pátio e a mesa onde trabalho”, revela.
A mulher é a sua musa inspiradora e está no centro do seu universo cinematográfico como a personagem Kika e ele confessa: “deixei que Deus iluminasse isto tudo e passei muitas horas na cozinha (...) São objetos que fui comprando e muitos deles foram usados nos meus filmes. Muitos deles em ‘Kika’”, uma das obras centrais do percurso enquanto realizador, de 1993”.
A cozinha é o lugar onde se preparam as refeições, mas em Volver pode ser o ambiente doméstico para o acerto de contas, onde a faca que corta o alimento é a mesma que corta o elemento do mal.
Segundo Almodóvar: “A comida para mim está diretamente ligada a família. Todos os elementos dos acontecimentos familiares estão associados a uma refeição, sejam festas ou em eventos dramáticos”. (apud Strauss, 2008, p. 29)
Os filmes de Almodóvar ao trata-se dos temas femininos ele ressalta a sua força, seja para resolver seus problemas, seja diante dos traumas que a vida provoca. O discurso destas mulheres possibilita a sua inscrição como potência criadora, que é capaz de revelar a sua subjetividade, a sua sexualidade e a sua sensibilidade trazendo à tona os fetiches e desejos. E não existe nenhum véu adequado para encobrir os desejos mais profundos de cada personagem, porque Almodóvar mostra tudo na tela.
Comentários