QUEM É ESSA MULHER?

Salvador Dalí nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade de Figueiras na Espanha. A sua intenção era de agradar aos pais, considerando que eles investiram na sua concepção para compensar a morte de seu irmão primogênito. Eles atribuíram-lhe o mesmo nome do filho morto, Salvador Dalí. Todos diziam que ambos eram muito parecidos, mas o artista achava-se diferente do irmão, apesar de rotineiramente comparar-se com ele. Inconscientemente, ele percebia que deveria substituir o irmão para obter o amor dos pais, o que tentou fazer durante toda a sua vida inteira.

Numa aparente “desordem interna”, a meu ver surge o gênio e o seu processo criativo, que reflete em suas obras. As formas e as cores expressavam os conteúdos simbólicos do seu inconsciente, pois formulou seu método criativo como Paranóico Crítico. Ele utilizava os sonhos para fazer arte e tornar visível os seus conflitos, que lhe atormentavam a alma, quando criava as formas plásticas indicadas como surrealistas. Dalí soube como ninguém vender ao grande público suas imagens retiradas do seu inconsciente. Dalí dizia que “seus quadros são fotografias de sonhos pintadas à mão”.

A sua vida foi uma busca constante de si mesmo e sua pintura expressava a obra de um gênio. Dalí demonstrava uma necessidade contínua de exploração dos aspectos de seu ego e a busca incessante de sua própria genialidade. As “gavetas entreabertas”, identifico como a sua disponibilidade interna em trazer à tona o próprio inconsciente. A sua tela era um espelho de si mesmo, quando se interrogava ou apenas expressava os sentimentos. O significado e o caráter de cada obra são inerentes a ela e não determinados apenas pela experiência íntima e pessoal do artista.  

Levando em conta a sua integração ao Movimento Surrealista, que enfatiza sua arte do inconsciente, sem ser apenas derivado psíquico a arte transforma-se em objeto político para uma crítica social, o artista contribuiu com Luís Buñuel e o cinema surrealista como no filme Um cão andaluz (1929).

O artista genial também pinta as mulheres de sua família. E quem é essa mulher na imagem?




?

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Anônimo disse…
Ana Maria, irmã do Dali.

Postagens mais visitadas