DAHMIER: UM CANIBAL AMERICANO

A MINISSÉRIE E O RECALQUE E AS EMOÇÕES

 

Rosângela Canassa


 

Maquiavel dizia que: “O homem prudente dominará as estrelas”. Isto não significa comedimento, mas sim, saber escolher as melhores ações para os momentos certos. E antes de escolhermos os sentimentos mais apropriados para obter sucesso com as nossas atitudes precisamos conhecer nossas emoções para identificá-las, antes que surjam como num assalto e nos surpreenda a nós mesmos como a minissérie Dahmier: um canibal americano, na Netiflix.

Freud introduziu na Psicanálise o conceito de recalque, que são sentimentos dolorosos ou incompatíveis com o ideal que temos de nós mesmos e são exilados no nosso inconsciente. Porém, a energia psíquica dessas emoções permanece no consciente e precisam de escape. É como uma panela de pressão que é destampada em plena atividade. A energia acaba se manifestando, como por exemplo, sob a forma de perturbações neuróticas ou psicopatias.

Depois de Freud, os cientistas estudaram melhor as emoções e acreditam que dar vazão aos sentimentos parece, não apenas humano, mas também de grande importância.

Portanto, devemos controlar nossas emoções e fazer o uso correto desse controle, que pode ser obtido por meio da estratégia da racionalização, ou seja, manipulando nossas emoções (destampando a panela devagar), de acordo com o modo como avaliamos uma situação.

Isto significa que as coisas em si, não são boas nem ruins, é o pensamento que as faz assim. Nas experiências do dia a dia, se houver certos tipos de acontecimentos que a pessoa não deseje, o melhor método de garantir que tais acontecimentos não ocorram, consiste em certificar-se de que não se deem as condições causais, que normalmente propiciam aquele acontecimento.

De modo análogo, caso se deseje que ocorra um acontecimento ou experiência específica, a atitude lógica a tomar consiste em procurar e acumular as causas e condições que deem ensejo a ele.

As pesquisas na área da psicologia revelam que concepções culturais contribuem também para moldar a experiência subjetiva das emoções e não somente as experiências infantis como de alienação parental, abandono como é apresentada na minissérie e as perturbações mentais do protagonista.

As condições socioculturais marcam o trato com as emoções. Assim, se as influências sociais e culturais nos ensinam como lidar com nossas emoções podemos concluir que devemos operá-las a nosso favor, porque não são imutáveis, seja lá qual for o caminho a percorrer em direção a eliminação de nossas emoções negativas.

Segundo Morin, a linguagem da psicologia e do cinema se cruzam na medida em que tratam de projeções, identificações, sonhos e imaginário. A finalidade do cinema são as possibilidades do espectador de se identificar com os heróis ou anti-heróis, os desconhecidos e fomentar o seu imaginário com as relações trazidas pelo filme no seu todo.

No caso do canibal americano, quando finalmente veio a ser preso e julgado por seus crimes, ele foi condenado por 15 assassinatos, o que resultou em 15 penas de prisão perpétua. E Dahmer foi diagnosticado, mais tarde, com transtorno de personalidade borderline, transtorno de personalidade esquizotípica e transtorno psicótico, conforme consta no livro Milwaukee O Massacre: Jeffrey Dahmer and the Milwaukee Murders, de Robert J. Dvorchak e Lisa Holewa (1992).

A minissérie contará com Niecy Nash, Richard Jenkins, Molly Ringwald, Michael Learned, Penelope Ann Miller & Dyllón Burnside, na Netiflix. Ao todo, são dez episódios com classificação indicativa para maiores de 18 anos. Com elenco de peso, finalistas e vencedores do Emmy e produção de Ryan Murphy, o segundo trailer de Dahmer: Um Canibal Americano é baseada no caso real do serial killer Jeffrey Dahmer, gerou uma imensa repercussão nos EUA. Evan Peters no papel do serial killer explora a maneira como o personagem conseguia escapar das sentenças de prisão da época, as mortes que ele cometia e a atuação falha da polícia de Wisconsin, nos Estados Unidos.

 

Ficha técnica:

 

Título Original: Dahmer – Monster: The Jeffrey Dahmer Story

Duração: 533 minutos

Ano produção: 2021

Estreia: 21 de setembro de 2022

Distribuidora: Netflix

Dirigido por: Paris Barclay, Carl Franklin, Janet Mock

Classificação: 18 anos

Gênero: Drama, Terror, Policial

Países de Origem: EUA

 

 

 


 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas