ANO NOVO, que este momento tão especial resgate em nós os impulsos para lidarmos com tudo que virá. Que enfrentemos as adversidades de peito aberto, sem passividade ou resignação. Que sejamos capazes de lidar com nossas imperfeições, focados sempre em melhorias e em crescimento. E que possamos amar e demonstrar os sentimentos de peito aberto, oferecendo generosamente aos outros o que esperamos receber.

Preocupação, apreensão, insegurança, angústia... estas emoções costumam vir acompanhadas de um outro sentimento, que é "mestre" na arte do disfarce: o medo. Muitas vezes, vemos nossas ações serem limitadas por um medo que se enlaça em nossos pensamentos, sem nos darmos conta.

Em certa medida, o medo é benéfico; é a presença de uma reação de alerta muito importante, que nos protege. Mas é importante não o transformar em empecilho para que a vida avance, fazendo com que nossa morada seja permanentemente a zona de conforto, sem desafios e sem sonhos.

Muitas vezes o medo é desproporcional aos fatos e aos riscos. É preciso saber identificar quando ele é fruto apenas de um padrão de pensamentos negativos, que enxergam dificuldades onde não há, sabotando nossas ações e criando barreiras imaginárias para nossas vidas.

Seja prudente, sim. Mas não permita que o medo o impeça de seguir em direção à conquista dos seus sonhos. Se você sente que não consegue sair do lugar, que o sonho está lá, esperando para se concretizar, mas você se sente paralisado, busque ajuda psicológica. Alcançar a felicidade, conquistar objetivos e realizar sonhos depende de padrões de pensamento e de comportamento que o movam para a frente, não que façam você ficar paralisado ou girando sem sair do lugar.

O autoconhecimento pode levar você onde quiser. Você é do tamanho dos seus sonhos. Que sejam muito maiores do que seus medos. Você conhece bem aquela força interna, que nasce no mesmo lugar que os nossos desejos. Aquela energia que nos capacita, que aumenta nossa coragem, que nos coloca em ação. Movidos por este impulso, proponho que neste Natal sejamos o que tanto desejamos. Amor, fé, generosidade, acolhimento, ação e ternura. Que com nossas ações melhoremos ainda mais a festa, a celebração, os laços e a nossa atitude diante da vida e daqueles que amamos.

FELIZ ANO NOVO!

Rosangela Canassa

Comentários

Postagens mais visitadas