ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO



Um sujeito ambicioso envolvido em problemas financeiros convence o irmão a participar de um crime para levantar dinheiro. A partir daí, os dois são vítimas de um vendaval de enganos, que envolve crises de consciência, típicos dos criminosos amadores. A estrutura narrativa é fragmentada, com idas e vindas, no tempo e no espaço, como se a dissecação de um crime exigisse rever todos os passos do criminoso, várias vezes, porque a causa nunca se mostra plenamente.
Andy não acredita que haja imprevistos no ato de cometer um crime ao roubar a joalheria dos próprios pais. Como funciona na nossa mente, a percepção parcial dos fatos faz que podemos nos enganar de diversas formas.
O espectador contemporâneo é ávido por respostas rápidas, sem charadas, para saciar a sua curiosidade. É aí que este filme vai provocar no espectador uma grande tensão porque a aparência não é o sentido exato das coisas, o sentido nunca aparece de imediato.
Sidney Lumet é um homem do ramo. Sabe que um crime envolve um profundo investimento pessoal, um desvio em relação à norma. Envolve elementos apenas parcialmente controláveis e consequências em parte imprevisíveis. ( jornal A Folha, 06/6/2008)

Ficha técnica:
Título: Antes que o Diabo saiba que você está morto
Ano: 2007
Direção: Sidney Lumet
País: EUA
Atores: Philip Seymour Hoffman (Andy), Ethan Hawke (Hanke), Marisa e Tomei Albert Finney
DVD – 117 min.

Comentários

Postagens mais visitadas