EPIDERMES IMAGINADAS

 

Seminários sobre indumentária e personagem

 

de 23/09 a 18/11, sextas feiras, das 18:30 às

21:00 hs

Público – alvo: pesquisadores e estudantes nas áreas de artes cênicas, visuais e figurino. Vagas para 30 pessoas.

Inscrições até 16 de setembro, email:lafit_iaunesp@hotmail.com.

Enviar ficha de inscrição preenchida, currículo resumido e carta de intenção. A ficha de inscrição disponível para download no site: www.ia.unesp.br . Seleção a partir de currículo e carta de intenções.

Dúvidas e orientações pelo email acima especificado.

Resultado da seleção: 19 de setembro.

CRONOGRAMA E RELAÇÃO DE PALESTRAS

23 de setembro

Pr. Dr. Graham Cottendem:

PROCESSOS CRIATIVOS NA EXECUÇÃO DO FIGURINO (Inglaterra)

Tradutor: Carlos Prattes

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07 de outubro

Marina Inoe Ferreira: SEGUNDA PELE: REVESTINDO A SUA NUDEZ INTERNA (a personagem no performer)

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21 de outubro

Rosângela Canassa:

AS MULHERES DE ALMODÓVAR E A ROUPA COMO MENSAGEM: O FIGURINO COMO UM ELEMENTO ESSENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM

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04 e 18 de novembro

Carlos Prattes: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: UMA ANÁLISE TEÓRICO E PRÁTICA A PARTIR DAS PERSONAGENS NO FILME DE TIM BURTON

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COORDENAÇÃO GERAL: Pr. Dr. José Manuel Lázaro

LAFIT- Laboratório de Figurino para Teatro do Instituto de artes da UNESP

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As mulheres de Almodóvar e a roupa como mensagem: O figurino como elemento essencial na construção de um personagem

Através dos filmes de Pedro Almodóvar demonstrar que o figurino é parte integrante de uma produção fílmica, porque ele auxilia o ator na construção do seu personagem (filme ou teatro). O figurino também delimita o tempo e o espaço em que a narrativa cinematográfica se revela ao espectador.

Um traje deixa de ser uma coisa simples e adquire uma espécie de dimensão sagrada, segundo Roland Barthes. Para que o ator possa criar o seu personagem, no seu interior, um monge em toda a sua dimensão psicológica e externa, por exemplo, o figurino é a peça fundamental. O figurino e a maquiagem são elementos que contribuem para a composição do personagem na tela e na cena. A partir do estudo do star system hollywoodiano, encontramos as bases da construção da narrativa clássica cinematográfica e os elementos da formação dos atores do cinema. A roupa vai ocupar um lugar de interface entre o ator e o espectador.

Temas e filmes a serem abordados:

· Análise do filme “Tudo sobre minha mãe” e o mito da estrela, o espetáculo está no guarda-roupa.

  • Volver” de Almodóvar e a narrativa visual do figurino do personagem

  • Análise do filme “ Kika”: ator máscara e fetiche no cinema de Almodóvar

Palestrante: Rosângela D. Canassa

Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Identidade e Diversidade Cultural – IA/UNESP

www.faroartesepsicologia.blogspot.com

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