EPIDERMES IMAGINADAS
Seminários sobre indumentária e personagem
de 23/09 a 18/11, sextas feiras, das 18:30 às
21:00 hs
Público – alvo: pesquisadores e estudantes nas áreas de artes cênicas, visuais e figurino. Vagas para 30 pessoas.
Inscrições até 16 de setembro, email:lafit_iaunesp@hotmail.com.
Enviar ficha de inscrição preenchida, currículo resumido e carta de intenção. A ficha de inscrição disponível para download no site: www.ia.unesp.br . Seleção a partir de currículo e carta de intenções.
Dúvidas e orientações pelo email acima especificado.
Resultado da seleção: 19 de setembro.
CRONOGRAMA E RELAÇÃO DE PALESTRAS
23 de setembro
Pr. Dr. Graham Cottendem:
PROCESSOS CRIATIVOS NA EXECUÇÃO DO FIGURINO (Inglaterra)
Tradutor: Carlos Prattes
07 de outubro
Marina Inoe Ferreira: SEGUNDA PELE: REVESTINDO A SUA NUDEZ INTERNA (a personagem no performer)
21 de outubro
Rosângela Canassa:
AS MULHERES DE ALMODÓVAR E A ROUPA COMO MENSAGEM: O FIGURINO COMO UM ELEMENTO ESSENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM
04 e 18 de novembro
Carlos Prattes: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: UMA ANÁLISE TEÓRICO E PRÁTICA A PARTIR DAS PERSONAGENS NO FILME DE TIM BURTON
COORDENAÇÃO GERAL: Pr. Dr. José Manuel Lázaro
LAFIT- Laboratório de Figurino para Teatro do Instituto de artes da UNESP
As mulheres de Almodóvar e a roupa como mensagem: O figurino como elemento essencial na construção de um personagem
Através dos filmes de Pedro Almodóvar demonstrar que o figurino é parte integrante de uma produção fílmica, porque ele auxilia o ator na construção do seu personagem (filme ou teatro). O figurino também delimita o tempo e o espaço em que a narrativa cinematográfica se revela ao espectador.
Um traje deixa de ser uma coisa simples e adquire uma espécie de dimensão sagrada, segundo Roland Barthes. Para que o ator possa criar o seu personagem, no seu interior, um monge em toda a sua dimensão psicológica e externa, por exemplo, o figurino é a peça fundamental. O figurino e a maquiagem são elementos que contribuem para a composição do personagem na tela e na cena. A partir do estudo do star system hollywoodiano, encontramos as bases da construção da narrativa clássica cinematográfica e os elementos da formação dos atores do cinema. A roupa vai ocupar um lugar de interface entre o ator e o espectador.
Temas e filmes a serem abordados:
· Análise do filme “Tudo sobre minha mãe” e o mito da estrela, o espetáculo está no guarda-roupa.
- “Volver” de Almodóvar e a narrativa visual do figurino do personagem
- Análise do filme “ Kika”: ator máscara e fetiche no cinema de Almodóvar
Palestrante: Rosângela D. Canassa
Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Identidade e Diversidade Cultural – IA/UNESP
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