Estrelas que marcaram época com seu talento e figurino

O cinema e a moda constituem linguagens que, como disse o diretor Win Wenders no filme Identidade de nós mesmos (1989), trabalham com a relação entre imagem e a identidade visual da imagem em movimento e a identidade corpórea da vida cotidiana.

clip_image004

Louise Brooks

A vestimenta produz sentidos, que muitas vezes “fala” pelo personagem. O figurino torna-se uma narrativa visual e envia mensagens, portanto, o figurino é um elemento de comunicação não-verbal.

clip_image006

Gloria Swanson

 

A importância da investigação deste tema da representação do figurino no cinema e a moda visam o entendimento da dimensão da linguagem cinematográfica, do astro e da estrela e sua influência no imaginário coletivo.

clip_image008

Lauren Bacall

 

 

A atriz nos bastidores de Bonequinha de Luxo (1961) interpreta uma garota de programa decidida a se casar com um milionário. A estrela veste um dos figurinos do filme desenhado pelo estilista francês Hubert de Givenchy. (Revista Bravo, 2010, p. 27)

clip_image010

Audrey Repburn, ícone fashion

 

O figurino do personagem no cinema e a roupa da pessoa anônima tornaram-se objeto comunicativo não-verbal, porque o sujeito masculino ou feminino, não tem status visual separado da roupa e/ou adorno. Roupas e outros tipos de ornamentações fazem com que o corpo se torne um mecanismo de identidade.

marilyn-monroe chapéu

Marilyn Monroe

A imagem corporal feminina disseminada no cinema e na moda fomentou na criação de um mecanismo de identidade pessoal e visual que a mulher tem de si mesma e que foi formada pela inter-relação destes instrumentos de comunicação.

clip_image014

Jane Fonda

 

Brigitte Bardot nos bastidores do filme Ao Cair da Noite (1958) do cineasta francês Roger Vadim, com quem foi casada no período de 1952 a 1957. Ela influenciou uma geração e ditou moda pelo mundo todo. Camisetas pretas, vestidos decotados, a nudez em filmes e com biquíni, a tornou famosa. (Bravo, 2010, p. 32)

clip_image016

Brigitte Bardot

 

 

A atriz francesa Catherine Deneuve alcançou a plenitude artística, segundo a revista BRAVO, com o filme Repulsa ao Sexo (1965). No thiller psicológico do franco-polonês Roman Polanski, ela vive uma jovem perturbada e reprimida, num filme que capta com perfeição o espírito da época pré-revolução sexual. (Bravo, 2010, p. 40)

clip_image018

Catherine Deneuve

 

 

Claudia Cardinale, em sua extensa carreira, com cerca de 50 filmes, a atriz brindou a sétima arte com sua beleza e charme, como no filme Era uma vez no Oeste (1968), de Sergio Leone. (Bravo, 2010, p. 46)

clip_image020

Claudia Cardinale

 

 

Em tempos de cultura pop, astros de cinema deixaram de ser apenas ícones de suas épocas reproduzidas em diferentes mídias.

clip_image022

Madonna

 

As atrizes e estrelas aqui apresentadas encarnaram personagens nas telas que transcenderam época e temos ainda a diva Gaga que nos surpreende nos dias atuais.

clip_image024

Lady Gaga

 

Referência bibliográfica: Revista Bravo – retrato do artista do cinema, São Paulo: Ed. Abril, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas