...E o Vento Levou

Vestido verde Butler e Scarlett

Ano de produção: 1939

País: EUA

Diretor: Victor Fleming

Elenco: Barbara O´Neill, Butterfly McQueen, Clark Gable, Evelyn Keyes,

Georges Reeves, Hattie McDaniel, Jane Darwell, Laura Hope Crews, Leslie Howard, Olivia de Havilland, Ona Munson, Thomas Mitchell, Victor Jory, Vivien Leight, Ward Bond.

H.L.: O filme é baseado no romance de Margareth Mitchell e antes mesmo de ser lançado e com o sucesso do filme, o livro transformou-se num fenômeno editorial, sendo a obra mais vendida depois da Bíblia (revista BRAVO).

A saga de Scarlett O´Hara em meio à Guerra Civil Americana é uma superprodução que só chegou às telas depois de muitos problemas, entre eles várias trocas de diretores. Uma epopéia romântica, com personagens marcantes, elenco forte e produção impecável. Oscar de melhor filme, direção, atriz (Vivien), roteiro, fotografia, montagem e direção de arte, além de um Oscar especial pelo emprego da cor. A governanta Mammy, papel desempenhado pela atriz Hattie McDaniel ganhou o Oscar como atriz coadjuvante e foi a primeira atriz negra do cinema a ganhar um prêmio da Acadêmia.

No filme ....”E o vento levou” a personagem Scarlett visita Butler na cadeia, trajando um vestido verde construído com o tecido da cortina de sua sala, para impressioná-lo e mostrar que está com boas intenções e conseguir dinheiro para livrar Tara de uma hipoteca.

clip_image001

Vestido feito de cortina da sala de Scarlett

Nesta época, usava-se sob os vestidos um espartilho que tinha a finalidade de afinar a cintura e levantar o busto.

clip_image003

Scarlett, Mammy e o espartilho

No cinema, a vestimenta pode decodificar o personagem e ser interpretada como uma manifestação simbólica de sua subjetividade, criada pelo diretor ou pelo próprio ator. O figurino é a ponte de ligação entre o ator e o espectador, são formas, cores e significados que têm a função de informar quem é aquele o veste. (10-10-2010)

Comentários

Postagens mais visitadas