AEON FLUX E A CIDADE FANTASMA

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O filme AERON FLUX se passa no ano de 2.411 e conta a história de uma epidemia que exterminou a maioria da população do planeta exceto os habitantes de Bregna. A cidade é governada por um grupo de cientistas ditadores liderados por Trevor Goodchild que descobriu a cura para a epidemia e salvou o restante da população da Terra.

Mas a vacina que ele descobriu acarretou num efeito colateral e todas as mulheres deste território nascem inférteis.

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Trevor Goodchild (Marton Csokas)

 

A cidade de Bregna tem um grupo de rebeldes chamados de monikanos, que desenvolveram várias técnicas para se infiltrar no meio da população da cidade e para não serem descobertos contam com a ajuda da agente Aeon Flux. A sua missão é descobrir os mistérios que envolvem aquela cidade.

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Agente Aeon Flux (Charlize Theron)

 

A atriz Charlize Theron que interpreta a personagem Aeon Flux realizou um treinamento com o grupo de artistas do Cirque du Soleil. Ela exigiu que não tivesse nenhum dublê e fez questão de participar de todas as suas cenas do filme.

A agente é integrante dos rebeldes e ela pode ser a esperança dos monikanos, que tentam descobrir os mistérios da cidade. Sithandra é outra agente e trabalha com Flux.

 

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A rebelde Sithandra (Shophie Okonedo)

Os monikanos fabricam uma droga que contém instruções e quando ingerida a substância entra no sistema neurológico e alcança o cérebro, onde se realiza uma espécie de conferência virtual. Este processo invasivo no corpo possibilita vislumbrar os possíveis resultados da nanobiotecnologia, que está relacionada à manipulação da matéria ao nível molecular, visando à criação de novos materiais, substâncias e produtos aplicados em processos biológicos. (Andrade, 2009, p. 101)

Clonagem humana e nanobiotecnologia

são temas no filme

 

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Os personagens são clones deles mesmos e os sentimentos, as lembranças do passado não existem mais. Eles são seus próprios fantasmas.

A protagonista percebe que a população trocou a liberdade por uma gaiola. Ela pretende investigar porque as mulheres da cidade nascem inférteis.

A cidade de Bregna é perfeita o suficiente para que todos morram e renascem ali mesmo, numa constante clonagem humana. Os cientistas que lideram a cidade escolhem que vai “ressuscitar” ou não, através do DNA, de quem morre.

O filme mostra o quanto a humanidade pode ficar marcada pelas transformações científicas, quando a ferramenta da tecnologia é utilizada para controlar uma população.

CIDADE DE BREGNA: BERLIM MUTANDE

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Túnel de Vento da Aeronática de Berlim, construído em 1932

 

Uma colagem de edifícios ícones é emprestada para a montagem da cenografia do filme. Em Bregna (Berlim/Alemanha), do século XXV é uma cidade dentro de uma redoma que sobrevive após uma catástrofe na Terra. Uma cidade construída artificialmente e moldada pela sociedade tecnológica. A cenografia de Aeon Flux é asséptica e mutante, retrato da realidade em vivem os moradores de Bregna.

 

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Sala de condolências do crematório de Berlim

A construção é bauhausiana nos espaços públicos, com suas grandes proporções influenciaram a ficção de Aeon Flux. (Andrade, 2009, p. 99)

 

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Casa estilo Bauhaus

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Escadarias do Palácio Sanssouci, patrimônio histórico da humanidade,

que fica na cidade de Potsdam a 50 k. de Berlim

 

Apesar de o vírus mortal ter matado 99% da população de Bregna, a cidade é populosa. Mas, o cientista Trevor tenta descobrir melhores resultados para a cura total. A dinastia deste cientista governa a cidade por 400 anos.

Quanto aos rebeldes eles pretendem tomar o poder e durante a missão de exterminar o líder do governo, eles descobrem a origem dos desaparecimentos que continua na cidade.

O FIGURINO FETICHISTA DE AEON FLUX

 

Além do cenário magnífico de Bregna, o figurino elaborado por Beatrix Aruna Pasztor com roupas futuristas é deslumbrante. As referências utilizadas para o filme são do art decó dos anos 20, com traços geométricos e orientais.

 

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Roupas fetichista da agente Aeon Flux

 

A roupa fetichista da agente Aeon Flux foi inspirada na agente Emma Pell de “Os vingadores”, um seriado dos anos 60 para a TV. O figurino da atriz Diana Rigg, uma agente poderosa e sensual cujas roupas de couro são de “alta costura” fetichista, popularizou a moda fetichista. (Steele, 1997, p. 43)

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A atriz Diana Rigg interpretava a agente Emma Pell, anos 60

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Personagem da animação de Aeon Flux produzido

em 1991 da MTV

A criação de um figurino é um mecanismo, uma técnica de produção de sentimentos na narrativa fílmica que se converte em elementos de identificação do personagem com a história e de separação do ator e seu personagem. Nesse contexto, o figurino é transformado em um espaço de significados, que pode revelar contextos históricos de uma época ou mais precisamente, aspectos cotidianos, convenções sociais e culturais, e o modo como cada personagem se posiciona no contexto fílmico. (Andrade, 2009, p. 105)

 

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O tom sobre tom violeta nas cores do figurino

 

No filme, depois de superar tantas restrições as mulheres querem superar o tempo que consume a vitalidade do corpo que é marcado por tantas experiências científicas.

 

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A justiceira Aeon Flux

Ficha técnica:

Título: Aeon Flux

Direção: Karyn Kusana

Ano: 2005

Duração: 1 hora e 33 min.

Elenco: Charlize Theron (Flux), Marton Csokas Trevor), Frances McDormand (Handler), Jonny Lee Miller (Oren), Shopie Okonedo (Sithandra)

Site: www.aeonflux.com

Referência bibliográfica:

ANDRADE, Juan Droguett & Flavio F. A. O feitiço do cinema: ensaios da Griffe sobre a sétima arte. São Paulo: Saraiva, 2009.

STEELE, Valerie. Fetiche: mosa, sexo & poder. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

 

Rosângela D. Canassa

Email para contato: rocanassa@uol.com.br

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