O figurino de Hupert de Givenchy o ícone da moda francesa e o filme Bonequinha de Luxo



 O costureiro Hupert de Givenchy


O costureiro francês Hubert de Givenchy que morreu aos 91 anos no dia 12/03/2018 estabeleceu uma colaboração ao longo de sua vida com o cinema. Os seus vestidos com o tom da aristocracia eram confeccionados pelo costureiro e são inesquecíveis como em Bonequinha de Luxo (1961).
Um observador descreveu a diferença entre uma moda de desenhista de traje e desenhista: “Quando Givenchy olhou para Audrey Hepburn, viu Audrey Herburn. Quando Edith Head olhou para Audrey viu Holly Golightly”. (Landis, 2012, p. 181)
O filme foi baseado da novela de Truman Capote e é dirigido por Blake Edwards (1922-2010), diretor, produtor e roteirista norte-americano. A personagem Holly Golightly interpretada por Audrey Hepburn é de origem humilde e chega a Nova York com a intensão de casar-se com um homem muito rico. Ela trabalha como garota de programa de luxo e descobre formas de fazer com que os homens paguem as suas contas de maneira fácil.
O seu vizinho é Paul Varjak (George Peppard), que é um escritor e eles acabam se envolvendo, mas não muito sendo que ela tem medo de intimidade, que a faz ficar distante do loiro bonitão.
O seu gato de estimação chama-se apenas “gato”, pobre bichano, a dona não deu nome ao próprio animal de estimação.
Holly vive no mundo de fantasias e sem nenhum tostão, passa o seu café da manhã na frente das vitrines da loja Tiffany sendo a única joalheria pela qual vale a pena circular na cidade e que a deixa feliz quando está muito triste. A personagem se tornou mais do que uma alpinista social ela é ícone da moda pelo seu bom gosto em vestir o seu pretinho básico desenhado pelo estilista Givenchy.
Holly tem a preocupação em estar sempre bem-vestida e o espectador que gosta do mundo fashion se identifica com ela, que é considerada uma espécie de padroeira, segundo a revista Bravo. (Bravo, 2008, p. 13)
O filme trouxe a Hollywood muito sucesso, bem como, os produtos dele derivados e continua oferecendo até hoje. A peça publicitária do filme adentra no mundo das expectativas e dos sonhos de realização de cada espectador e assim eterniza o filme no tempo e também a personagem tão bem interpretada pela atriz Audrey Hepburn.
Algumas atrizes de Hollywood se tornaram ícones da moda e é porque elas expressam o bom gosto, a sofisticação e muita classe. Ao longo do século XX o diversificado cinema de Hollywood sempre exerceu poderosa influência sobre seus espectadores em termos do figurino e modos de vida inserido nos próprios filmes.


Audrey Hepburn



























Comentários

Postagens mais visitadas