PRORROGAMOS A DATA DE INSCRIÇÃO PARA O MINICURSO MULHER E MITO: DOS GREGOS A FREUD

 

O café terapêutico está prorrogando a data de inscrição para o minicurso MULHER E 

MITO: DOS GREGOS A FREUD até 30/11/2020.  O curso será realizado no mês de dezembro (dias 08 e 15, terças feiras, das 19 às 20 horas), via online. O contato com as deusas e suas narrativas nos ajuda a entender nosso destino e fazer melhor nossas escolhas e também conhecê-las significa ter a chave para a compreensão de nós mesmas e das relações que estabeleceremos com os outros. Como “Deusa” pretendo exprimir a descrição psicológica de um tipo complexo de personalidade feminina, que reconhecemos intuitivamente em nós e nas mulheres a nossa volta. O curso aborda as imagens de grandes pintores da História da Arte e é multidisciplinar com as teorias de Freud e do antropólogo Georges Devereaux e outros autores sobre o que pensam as mulheres. 


                                                            Angélica D' Alessandro


Segue e programação que está mais resumida:

08/12 – Pandora: presente de grego - as deusas gregas são humanizadas e aparecem atualizadas na atualidade. E cada deusa tem a sua função. Pandora é um ser ligado ao feminino e o lado sombrio da mulher com a sua beleza enganadora. Na Idade Média durante o cristianismo verificamos que O feminino sagrado: Eva, Maria e Madalena: as mulheres no caminho de Deus apresentam as características um tanto diferentes como Eva que é criada a partir da costela de Adão, a Virgem Maria simboliza a maternidade assexuada e o controle do corpo e Madalena é a prostituta que se junta a Jesus. Na pintura estas mulheres foram retratadas como seres responsáveis pelo pecado e a luxúria (com exceção de Maria) e surge a dicotomia entre corpo e espiritualidade, enquanto a beleza é o portão para o inferno.   

15/12 – Judite e Salomé: o homem sem cabeça. As duas personagens apresentam histórias distintas na Bíblia, mas têm em comum o ato do degolamento de um homem. Em Medusa, as sereias e as gréias, as figuras marinhas são apresentadas nas pinturas de Klimt, durante o simbolismo francês. O pintor não está sozinho nesta época porque Freud constrói o seu texto “Cabeça de Medusa” e reflete sobre o feminino e a sexualidade. Ele pergunta à Bonaparte: O que querem as mulheres?

 

 

Equipe Café Terapêutico: (11) 98298.5645 - Inscrições via email: rocanassa@uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas