Conto: Deus ex computatrum



Os dados não podiam estar corretos; aquelas informações não faziam sentido.

Ádamo, engenheiro sênior do telescópio espacial James Webb, passava os olhos no relatório que acabara de receber e, como bom cientista, precisava de uma contraprova.

E era isso o que ele iria fazer imediatamente.

 

 

 o  

 

 

O telescópio espacial James Webb foi projetado para enxergar o espaço profundo, de uma forma nunca experimentada pela ciência humana.

Situado além da órbita lunar, com seus olhos óticos e infravermelhos, pode observar longe o suficiente para funcionar como um arqueólogo espacial, observando o universo como era há bilhões de anos.

Espera-se dessa maravilha tecnológica desvendar mistérios do universo e quem sabe da própria existência.

 

 

  o 

 

 

Ádamo Iglesias vive em Santiago do Chile e da sua varanda pode deslumbrar a Cordilheira dos Andes – quando precisa espairecer ou quando está tenso, costuma observar a aparente calma dos picos distantes. Trabalhou como pesquisador chefe no ALMA – observatório no deserto do Atacama – experiência que o habilitou a tornar-se engenheiro chefe do James Webb.

Ele estava extremamente excitado com o telescópio espacial e utiliza absolutamente todo o tempo que lhe era reservado para trabalhar com o equipamento.

Naquele dia, havia enviado um comando pouco usual ao telescópio, mudando o ponto de observação de forma abrupta. Os dados que retornaram do JW eram no mínimo estranhos: por alguns instantes, não havia nada na região do espaço observada. Apenas após esse curto espaço de tempo inicial que o telescópio passou a enviar imagens da região.

Isso era impossível e Ádamo atribuía o resultado a alguma falha; então passou a aguardar para repetir o procedimento no próximo “slot” de tempo reservado para ele no projeto.

Mesmo acreditando ser uma falha, Ádamo ficou nervoso com aquilo. Foi para sua varanda observar os Andes e refletir. Ádamo Iglesias, como o seu sobrenome não deixava dúvidas, era católico e acreditava em um ser superior. E no fundo, mesmo inconscientemente, todo astrofísico crente espera de alguma forma vislumbrar a presença de Deus.

E um ponto vazio no universo, que depois deixou de ser vazio, só podia significar uma coisa e isso apavorava Ádamo em diversos níveis.

 

 

  o 

 

 

A ideia de que a realidade é uma simulação é popular e defendida por filósofos como o sueco Nick Boström, professor na faculdade de filosofia na Universidade de Oxford.

Outras figuras populares como o bilionário Elon Musk e o astrônomo David Kipping, da Universidade de Columbia, acreditam que a chance de vivermos em uma simulação é de 50.

 

 

  o 

 

 

Novos comandos foram enviados, novamente mudando abruptamente o ponto para o qual o telescópio apontava. E agora era só aguardar o retorno e processamento dos dados.

Em alguns minutos, Ádamo vai poder comprovar que sua observação foi fruto de uma falha e que a teoria da simulação não passa de delírio. Esse pensamento o conforta. São apenas 10 minutos agora.

9 minutos.

Se tudo for uma simulação, Deus é apenas um programador?

8 minutos.

Um programador subordinado a quem?

7 minutos.

A realidade é uma simulação mas nós somos reais, correto?

6 minutos.

Ou se nem as pessoas forem reais de fato, mas inteligências artificias: seríamos apenas “Super Alexas”?

5 minutos.

Extrapolando o conceito da simulação, as coisas só existiriam se fossem observadas ou utilizadas.

4 minutos.

Por isso aquele ponto do universo, que passou a ser observado de maneira muito rápida, não existia durante um instante.

3 minutos.

E se essa deficiência da simulação, posta em prova pelo James Webb, desencadeasse uma falha generalizada no sistema, como um computador humano que entra em colapso após uma falha?

2 minutos.

O universo supostamente “renderizado” começaria a desaparecer, como paisagens não finalizadas em um jogo de videogame mal programado.

1 minuto.

Se formos uma simulação, qual o nosso propósito? E se não formos uma simulação, qual o nosso propósito?

 

Os dados chegaram. Dessa vez, o vazio não durou apenas alguns instantes, mas quase dois segundos inteiros. Se algo estava acontecendo, estava piorando e rápido.

 

Ádamo Iglesias foi até sua janela observar os Andes. Ao longe, os picos distantes eram lentamente renderizados.

Comentários

Postagens mais visitadas