AS HEROÍNAS TRÁGICAS ENCARNADAS NA BELEZA E NA FEIURA: DO RENASCIMENTO AO DECADENTISMO (1º movimento)

Dança de Salomé - Rudolph Ernst


O ciclo de palestras: As heroínas trágicas encarnadas na beleza e na feiura: do Renascimento ao Decadentismo propõe debater sobre o heroísmo e a força das mulheres como Eva, Judite, Salomé e Medusa, cujas histórias são ignoradas na História da Arte. As personagens bíblicas e mitológicas são enfocadas pela sua beleza maldita. Ao compará-las entre si e levando em conta a beleza de acordo com o contexto histórico de cada época podemos estabelecer as articulações iconográficas e simbólicas dessas heroínas trágicas na pintura e com base na teoria de Erwin Panofski. O historiador de arte conceitua a obra de arte como um objeto feito pelo homem e deve ser experimentado esteticamente. Ele compara a forma, a ideia e o conteúdo. O seu método possibilita estabelecer diferenças entre uma obra e outra por meio da análise iconográfica e iconológica. O seu enfoque é sempre estético e que está ligado ao estilo, gosto e modo de ser da época.


Temas do primeiro movimento (2º semestre de 2018)


07/11 – A estética do feio e a beleza dos monstros 
14/11 – Eva e a Virgem Maria: entre o carnal e o espiritual
21/11 Judith e Salomé: a sedução e a decapitação
28/11 A cabeça de Medusa: um diálogo com Freud


Valor do curso: 150,00 reais (quatro encontros)
Horário: a partir das 18:30 hs – quartas-feiras
Local: Centro de Psicologia Higienópolis – no. 350 – próximo ao Mackenzie.  

Obs: As palestras para o 1º semestre do próximo ano, o tema da beleza será durante o Movimento Modernista e no 2º semestre, o tema do corpo contemporâneo nas artes visuais fecha o ciclo. Os cursos serão realizados mediante a um número mínimo de inscrições. Os interessados deverão manifestar o seu interesse em participar do curso do 2º Semestre de 2018, via email: rocanassa@uol.com.br


Rosângela Canassa – graduada em Psicologia Clínica (Univ. São Marcos), Mestre em Artes Visuais junto ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes/UNESP e doutorado na área de Educação, Artes e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Integrante do LABDIC-Laboratório de Pesquisa em Identidade e Diversidade Cultural do Instituto de Artes da UNESP. Atua como psicóloga clínica no Centro de Psicologia Higienópolis – São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas