AS HEROÍNAS TRÁGICAS ENCARNADAS NA BELEZA E NA FEIURA: DO RENASCIMENTO AO DECADENTISMO (1º movimento)
Dança de Salomé - Rudolph Ernst |
O ciclo de palestras: As heroínas trágicas encarnadas na beleza
e na feiura: do Renascimento ao Decadentismo propõe debater sobre o heroísmo e a
força das mulheres como Eva, Judite, Salomé e Medusa, cujas histórias são
ignoradas na História da Arte. As personagens bíblicas e mitológicas são
enfocadas pela sua beleza maldita. Ao compará-las entre si e levando em conta a
beleza de acordo com o contexto histórico de cada época podemos estabelecer as
articulações iconográficas e simbólicas dessas heroínas trágicas na pintura e
com base na teoria de Erwin Panofski. O historiador de arte conceitua a obra de
arte como um objeto feito pelo homem e deve ser experimentado esteticamente.
Ele compara a forma, a ideia e o conteúdo. O seu método possibilita estabelecer
diferenças entre uma obra e outra por meio da análise iconográfica e
iconológica. O seu enfoque é sempre estético e que está ligado ao estilo, gosto
e modo de ser da época.
Temas do primeiro movimento (2º semestre de 2018)
07/11 – A estética do feio e a
beleza dos monstros
14/11 – Eva e a Virgem Maria:
entre o carnal e o espiritual
21/11 – Judith e Salomé: a sedução
e a decapitação
28/11 – A cabeça de Medusa: um
diálogo com Freud
Valor do curso: 150,00 reais
(quatro encontros)
Horário: a partir das 18:30 hs –
quartas-feirasLocal: Centro de Psicologia Higienópolis – no. 350 – próximo ao Mackenzie.
Obs: As palestras para o 1º semestre do próximo ano, o tema da beleza será durante o Movimento Modernista e
no 2º semestre, o tema do corpo contemporâneo nas artes visuais fecha o ciclo.
Os cursos serão realizados mediante a um número mínimo de inscrições. Os
interessados deverão manifestar o seu interesse em participar do curso do 2º Semestre
de 2018, via email: rocanassa@uol.com.br
Rosângela Canassa – graduada em
Psicologia Clínica (Univ. São Marcos), Mestre em Artes Visuais junto ao
Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes/UNESP e doutorado na área de
Educação, Artes e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Integrante do LABDIC-Laboratório de Pesquisa em Identidade e Diversidade
Cultural do Instituto de Artes da UNESP. Atua como psicóloga clínica no Centro
de Psicologia Higienópolis – São Paulo.
Comentários