A Psicologia Positiva no trabalho





Wilfred Bion 


Psicologia Positiva no Trabalho

 

Dra. Rosangela Canassa

 

A prática da Psicologia Positiva e a possibilidade de uso como uma ferramenta no ambiente laboral visa potencializar os pontos fortes do trabalhador. O modo pelo qual o procedimento das organizações varia culturalmente está relacionado aos hábitos e comportamentos de um grupo ou sociedade perante outros. Como identificar os fatores que possam aumentar a performance do trabalhador e seu bem-estar no ambiente de trabalho com a psicologia positiva?

Os fatores de conteúdo de serviço são de grande importância para influenciar a satisfação no trabalho, a qual, por sua vez, está relacionada com muitos aspectos da saúde mental do trabalhador. Os componentes do estresse ocupacional incluem o exercício da responsabilidade, sobretudo a responsabilidade pelo trabalho de outros, bem como as cargas de trabalho excepcionalmente pesadas e a incongruência de status (quando o trabalho do indivíduo não se equipara com seu nível escolar).

O trabalhador descontente tem sido retratado como indivíduo menos capaz de estabelecer relações com os outros, portador de mais sintomas neuróticos e com um ajustamento pessoal mais sofrível e menos extrovertido, o que dificulta o aumento de sua performance na empresa. A obtenção de uma visão ampliada da Psicologia Positiva nas relações de trabalho torna o seu significado mais expandido, a partir do incremento das emoções e pensamentos positivos, fundamentado nas teorias do psiquiatra inglês Bion. 

Os objetivos específicos são de analisar os fatores e processos das emoções e dos pensamentos positivos, que interferem na motivação do trabalhador.  A hipótese está relacionada na possibilidade de aplicar a Psicologia Positiva no ambiente de trabalho para que o funcionário possa potencializar seus pontos fortes voltados não só para um bom desempenho, mas também para o seu bem-estar, na medida em que ele acredita em suas potencialidades usando as emoções e os pensamentos positivos.

As organizações estão usualmente planejadas em moldes hierárquicos, com uma divisão de trabalho e uma necessidade resultante de coordenação, supervisores e gerentes, que desempenham um importante papel e estão investidos de autoridade sobre os seus subordinados. A maioria das empresas, independentemente do tamanho ou quantidade de funcionários, se preocupa bastante com a qualidade de seus serviços bem como com o atendimento, que justifica os investimentos em potencial humano, uma vez que, além de aumentar o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa, os transforma em aliados na motivação.

A partir do momento que o funcionário associa o crescimento da empresa com o seu próprio crescimento profissional o seu comportamento sofre alterações. Eles se sentem motivados, com maior domínio sobre seu trabalho, aumentam o nível de competência e buscam inovar e incentivar uns aos outros, além de trabalhar com maior satisfação. Diversas pesquisas têm encontrado consideráveis diferenças nos valores, atitudes e comportamentos dos indivíduos no ambiente de trabalho e o comportamento eficaz atende à necessidade do indivíduo e, portanto, o livra da tensão por ela provocada.

A psicopatologia do trabalho, na proposição de uma disciplina - a Psicodinâmica do Trabalho, cujos primeiros textos começam a vir à luz na França. Segundo Dejours, ao conceituar a análise psicodinâmica das situações de trabalho, lembra inicialmente que Análise Psicodinâmica, que é um termo que pertence à teoria psicanalítica e designa o estudo dos movimentos psico-afetivos gerados pela evolução dos conflitos intersubjetivos e intrasubjetivos. 

Mas a realidade está no centro de gravitação da psicodinâmica do trabalho, ao passo que a dinâmica intrapsíquica e o imaginário ocupam o lugar central na psicanálise. E nesta realidade a análise deter-se-á no entendimento dos processos intersubjetivos e interativos que se desenvolvem nos locais de trabalho.

Qualquer dúvida sobre este artigo entrar em contato com Dra. Rosangela Canassa - (11) 98298.5645. Blog: www.faroartesepsicologia.blogspot.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas