A Psicologia Positiva no trabalho
Wilfred Bion
Psicologia
Positiva no Trabalho
Dra. Rosangela Canassa
A prática da Psicologia Positiva e a
possibilidade de uso como uma ferramenta no ambiente laboral visa potencializar
os pontos fortes do trabalhador. O modo pelo qual o procedimento das organizações
varia culturalmente está relacionado aos hábitos e comportamentos de um grupo
ou sociedade perante outros. Como identificar os fatores que possam aumentar a
performance do trabalhador e seu bem-estar no ambiente de trabalho com a psicologia positiva?
Os fatores de conteúdo de serviço
são de grande importância para influenciar a satisfação no trabalho, a qual,
por sua vez, está relacionada com muitos aspectos da saúde mental do
trabalhador. Os componentes do estresse ocupacional incluem o exercício da
responsabilidade, sobretudo a responsabilidade pelo trabalho de outros, bem
como as cargas de trabalho excepcionalmente pesadas e a incongruência de status
(quando o trabalho do indivíduo não se equipara com seu nível escolar).
O trabalhador descontente tem sido retratado como indivíduo menos capaz de estabelecer relações com os outros, portador de mais sintomas neuróticos e com um ajustamento pessoal mais sofrível e menos extrovertido, o que dificulta o aumento de sua performance na empresa. A obtenção de uma visão ampliada da Psicologia Positiva nas relações de trabalho torna o seu significado mais expandido, a partir do incremento das emoções e pensamentos positivos, fundamentado nas teorias do psiquiatra inglês Bion.
Os objetivos específicos são de
analisar os fatores e processos das emoções e dos pensamentos positivos, que
interferem na motivação do trabalhador.
As organizações estão usualmente planejadas em moldes
hierárquicos, com uma divisão de trabalho e uma necessidade resultante de
coordenação, supervisores e gerentes, que desempenham um importante papel e
estão investidos de autoridade sobre os seus subordinados. A maioria das empresas, independentemente do tamanho ou
quantidade de funcionários, se preocupa bastante com a qualidade de seus
serviços bem como com o atendimento, que justifica os investimentos em
potencial humano, uma vez que, além de aumentar o nível de satisfação
dos colaboradores com a empresa, os transforma em aliados na motivação.
A partir do momento que o funcionário associa o crescimento
da empresa com o seu próprio crescimento profissional o seu comportamento sofre
alterações. Eles se sentem motivados, com maior domínio sobre seu trabalho,
aumentam o nível de competência e buscam inovar e incentivar uns aos outros,
além de trabalhar com maior satisfação. Diversas pesquisas têm encontrado
consideráveis diferenças nos valores, atitudes e comportamentos dos indivíduos
no ambiente de trabalho e o comportamento eficaz atende à necessidade do
indivíduo e, portanto, o livra da tensão por ela provocada.
A psicopatologia do trabalho, na proposição de uma disciplina - a Psicodinâmica do Trabalho, cujos primeiros textos começam a vir à luz na França. Segundo Dejours, ao conceituar a análise psicodinâmica das situações de trabalho, lembra inicialmente que Análise Psicodinâmica, que é um termo que pertence à teoria psicanalítica e designa o estudo dos movimentos psico-afetivos gerados pela evolução dos conflitos intersubjetivos e intrasubjetivos.
Mas a realidade está no centro de gravitação
da psicodinâmica do trabalho, ao passo que a dinâmica intrapsíquica e o
imaginário ocupam o lugar central na psicanálise. E nesta realidade a análise
deter-se-á no entendimento dos processos intersubjetivos e interativos que se
desenvolvem nos locais de trabalho.
Qualquer dúvida sobre este artigo entrar em contato com Dra. Rosangela Canassa - (11) 98298.5645. Blog: www.faroartesepsicologia.blogspot.com.br
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