Filme TODAS AS MULHERES DO MUNDO de Domingos de Oliveira

Paulo José e Leila Diniz


O cineasta carioca Domingos de Oliveira (1936-2019) falecido com 82 anos realizou o seu 1º longa-metragem Todas as Mulheres do Mundo (1967) num tom do cinema da Nouvelle Vague francesa com flashbacks e personagens que dialogam sobre os problemas existenciais, as relações amorosas e principalmente abordam o tema de todas as mulheres do mundo.
Paulo (Paulo José), um grande conquistador mulherengo, conhece Maria Alice (Leila Diniz). Ela está noiva de Leopoldo (Ivan de Albuquerque), por isso hesita em sair com Paulo, mas acaba sendo conquistada. Eles começam a namorar e se casam, para a decepção dos amigos de Paulo. Porém, com a rotina do relacionamento e com os ciúmes, ele tem uma recaída.
A divina atriz Leila Diniz passeia pelas ruas do Rio de Janeiro em preto e branco com a direção de fotografia de Mário Carneiro.

Leila Diniz em Todas as mulheres do mundo


A Nouvelle Vague tropical, além das ruas filma-se também as praias e seus banhistas. A favela surge ao fundo quebrando a paisagem exuberante. Domingos de Oliveira usou a palavra de autor (auteur) em suas obras como uma afirmação do cinema no Brasil em termos de forma e estilo sublinhando a sua marca singular e autoral.


Domingos de Oliveira


Ficha Técnica

Direção: Domingos de Oliveira
Ano: 1967
País: Brasil
Elenco: Paulo José, Leila Diniz, Irma Alvarez, Flávio Migliaccio, Marieta Severo

Comentários

Postagens mais visitadas