Dark e 1899 séries na Netiflix

 


  Elenco da 1a. temporada - 1899


Primeira série alemã Dark começou a ser “vendida” como uma nova Stranger Things, lá em 2017. A produção conseguiu facilmente se livrar desse rótulo e deu uma abordagem bastante criativa para um tema que já andava batido nas obras de ficção: a viagem no tempo. Na série alemã Dark, de Baran bo Odar e Jantje Friese, o desaparecimento de crianças em uma pequena cidade é o foco dos acontecimentos com as suspeitas de que os sumiços estejam relacionados a outros crimes ocorridos em décadas anteriores e a um acidente em uma usina nuclear no passado. A trama, que mistura suspense com ficção científica, logo revela um mistério que deixa a pequena cidade no centro de um nó no próprio tecido do tempo. Duas temporadas disponíveis na Netiflix.

1899 a série foi idealizada pelos mesmos criadores de Dark, Baran bo Odar (diretor) e Jantje Friese (roteirista), que contam sobre um navio cheio de passageiros, que é desviado para tentar resgatar outro que está desaparecido há quatro meses no meio do Oceano Atlântico. O capitão (Andreas Pietschmann) vai gerar desentendimentos e desconforto tanto entre a tripulação quanto entre os passageiros, levando-os à rebelião.

Enquanto isso, uma das passageiras (Emily Beecham) tenta desvendar o mistério do navio desaparecido através das pistas que recebeu em uma carta de seu irmão. Maura Henriette Franklin (nome de nascimento Maura Singleton) é uma médica especializada no cérebro humano e uma das primeiras mulheres a estudar medicina na Inglaterra. Maura embarca no Kerberos mirando em Nova York, onde ela espera encontrar seu irmão desaparecido e praticar medicina, algo que ela não podia fazer na Inglaterra na época. No entanto, a personagem logo percebe que tudo o que ela experimentou desde o embarque no navio não é real e que ela e os outros passageiros foram presos em uma simulação. Simulações são construções da realidade. A viagem da Europa para a América foi uma simulação controlada por Ciaran Singleton para um experimento conhecido como Projeto Prometheus.

O livro que aparece de vez em quando em seu camarote é O Despertar de Kate Chopin, este livro é sobre uma mulher casada, que busca sua liberdade plena, mas foi massacrado pela crítica e taxado como um livro mórbido e vulgar quando publicado em 1899, por abordar temas como sexualidade feminina, maternidade e infidelidade. Banido por décadas, foi redescoberto em 1970 pelo movimento feminista e é hoje considerado uma das obras essenciais da literatura norte-americana.

A história no navio abrange uma estética de época mostrada pelos figurinos e a fotografia é de Nikolaus Summere. A quantidade de informações, seja na forma de números, símbolos, flashbacks e outros pequenos detalhes, exige atenção em cada capítulo para tentar antecipar o mistério que envolve as naves Kerberos e Prometheus.

Na mitologia grega, Kerberos se refere ao cão de três cabeças de Hades, que era conhecido por guardar os portões do submundo para evitar que os mortos escapassem. E Prometheus é um grande navio migrante, que se perdeu no mar e que a vida de 1.400 passageiros e 550 tripulantes desaparecerem sem explicação. No entanto, quando o navio reaparece repentinamente durante a viagem do Kerberos para a América, surgem ainda mais questões. O Prometheus também é uma estação no espaço.

Destaque também para a trilha sonora original composta por Ben Frost (mesmo compositor de Dark) e os capítulos finais com músicas de Black Sabbath, David Bowie e Deep Purple, entre outros clássicos dos anos 60, 70 e 80.

Temporada 1

·         O navio

·         o menino

·         a neblina

·         A luta

·         o Chamado

·         A pirâmide

·         A tempestade

·         A chave

 

Ficha técnica:

Título:  1899 (temporada 1)

Ano: 2022

Direção: Baran Bo Odar

Duração: 400 minutos

Gênero: ficção científica

Países: Alemanha e Estados Unidos da América

Disponível: Netiflix

Postado em 28/12/2022

Rosangela Canassa

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas