O FILME OS MISERÁVEIS – ENTRE SUJOS E MALVADOS (1978)

 



 A  trama é sobre o tema da injustiça social, o escritor francês Victor Hugo compôs o romance Os miseráveis em 1862. Traduzido do inglês-Les Misérables é uma adaptação cinematográfica britânica feita para a televisão do romance. O filme foi escrito por John Gay, produzido por Lew Grade e dirigido por Glenn Jordan e foi ao ar originalmente na televisão dos EUA na CBS em 27 de dezembro de 1978.

Condenado a cinco anos de prisão após roubar um pão, Jean Valjean experimenta as piores sortes de maus-tratos na cadeia até que decide fugir e passa a ser perseguido pelo inspetor Javert, interpretado por Anthony Perkins. O policial é obcecado pela ordem.

O personagem Jean Valjean é o algoz de si mesmo, de sua consciência: “Sua caminhada entre esgotos, com o jovem ferido sobre suas costas é comparada à subida do Calvário. O primeiro capítulo que narra essa aventura é porque ele também carrega uma cruz” (crítico Pierre Albouy .

A visão de Victor Hugo carrega a figura do ‘monstro sublime’ e tal visão suplanta o herói tradicional. O escritor amava seus monstros e dedicava o seu talento à sua reabilitação da monstruosidade para privilegiar a beleza da lição moral.

O filme mostra além de tudo grandes gestos de desprendimentos e bondade. As pessoas se transformam graças a ação do outro, sob o reinado de Luís 15 e 16, que desembocaria na Revolução Francesa e depois em Napoleão.  

Um bom filme para assistir com a família no fim deste ano!

 

 Ficha técnica:

 Título: Os miseráveis

Roteiro: Adaptação da obra Os Miseráveis de Victor Hugo

Ano: 1978 (mundial)

Diretor: Glenn Jordan

Elenco: Richard Jordan, Anthony Perkins, Cyril Cusak

Indicações: Prêmio Emmy do Primetime: Melhor Direção de Minissérie, Filme ou Especial

 

Postado em 07/12/2022

Rosangela Canassa



Comentários

Postagens mais visitadas