PINÓCHIO DE GUILHERMO DEL TORO

 

 O filme reinventa As Aventuras de Pinóchio, escrito como folhetim e em capítulos, durante o período de 1881 a 1883 para um jornal italiano, Giornale per i Bambini por Carlo Collodi.  A história do boneco de madeira ganha vida para afagar o coração enlutado do carpinteiro Gepeto, seu criador. A Fada Azul (uma espécie de madrinha) e os animais conselheiros (Grilo Falante) tentam avisá-lo das ‘roubadas’ que ele se submete. O comportamento na infância e a descoberta da família e do luto é uma grande aprendizagem para as crianças de hoje.

Mas, o sonho do pedagogo francês Collodi deve ser redimensionado, não adianta somente ensinar o bem é preciso respeitar o tempo do educando (Diana Corso, Fadas no Divã, p. 214). 

A versão de Guilhermo del Toro, cineasta mexicano para a famosa fábula de Pinóquio roubou a cena pelo primor visual da animação e por reafirmar o seu talento. Ele comenta em entrevista a mídia, que o filme foi feito em homenagem ao seu pai já falecido.

 O filme retrata as aventuras de Pinóquio na busca pelo seu lugar no mundo, nos tempos de Mussolini.


Ficha técnica:

 Título: Pinóchio

Direção: Guilhermo del Toro

Ano: 2022

País: México, EUA e França

Roteiro:  Guillermo del Toro e Patrick McHale

Elenco: Ewan McGregor, David Bradley, Gregory Mann, Christoph Waltz, Tilda Swinton, Ron Perlman, Finn Wolfhard, Cate Blanchett, Tim Blake e Nelson John Turturro

Onde? Netiflix

Postado em 13/12/2022

Rosângela Canassa

Comentários

Postagens mais visitadas