Jung apaixonado em Um método perigoso de David Cronenberg

 


 

O jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) começa um tratamento inovador com a paciente Sabina Spielrein (Keira Knigthley) e sob orientação de seu mestre, Sigmund Freud (Viggo Mortensen). Jung se apaixona por Sabina, onde o psicólogo trabalha. Sabina revela um comprometimento na questão de sua sexualidade derivada de traumas infantis (surras tomadas pelo pai). Ela é uma mulher de família rica, culta e foi internada aos 18 anos pela família.

Dispostos a penetrar mais afundo nos mistérios da mente feminina, Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias de Freud. O psicanalista vienense, como o arqueólogo da mente deve escavar camadas após camadas da psique da paciente, antes de ter acesso aos mais profundos e valiosos tesouros, dizia Freud.

Em “Obras Completas da Psicologia” comenta que, a sexualidade da criança e a energia libidinosa de que dispõe o instinto sexual, se expande sucessivamente em três zonas privilegiadas, a que correspondem etapas da maturação do indivíduo. São os estágios oral, anal e fálico. E a capacidade de adaptação da criança a esses meios, familiar, escolar e social, depende sem dúvida de seu equipamento genético, mas também de sua vivência principalmente da relação mãe-filho ou seus cuidadores (FREUD, S. Obras Completas Psicologia. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1969, vol. VII).

Para Freud convencer o meio científico de que um bebê tinha “sexualidade” foi muito complicado. Depois ele precisou convencer novamente os seus colegas de profissão com relação a causa da histeria feminina que era causada por problemas psicológicos e não fisiológicos.

O filme foi dirigido pelo canadense David Cronenberg, que infelizmente, não entrou mais profundamente na afecção da personagem da histeria feminina. Tanto Jung como Freud utilizaram o método “fala” (Talking Cure) para tratar seus pacientes.

 

Ficha técnica do filme:

 

Data de lançamento: 30 de março de 2012 (Brasil)

Diretor: David Cronenberg

Indicações: Prêmio Globo de Ouro: Melhor Ator Coadjuvante em Cinema

Adaptação de: A Most Dangerous Method, The Talking Cure

Prêmios: Genie Award for Best Performance by an Actor in a Supporting Role

Elenco:

Michael Fassbender, Keira Knigthley e Vigo Mortensen.

Onde assistir: YouTube

 

 

Postado em 16/12/2022

Rosângela Canassa

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas