Um filme por dia 2017 - 28/11 - Frank (2014)



Título original: Frank
Frank é um bom filme inspirado na vida do músico e comediante Chris Sievey, que costumava apresentar-se utilizando uma máscara. A obra provoca reflexões sobre o culto a personalidade, busca (ou ocultamento) da própria identidade e o que rotula uma pessoa como gênio, as suas realizações ou a opinião dos que estão a sua volta?
Jon (Domhnall Gleeson) é um jovem músico frustrado e por obra do acaso torna-se o tecladista da banda Soronprfbs, liderada pelo misterioso Frank (Michael Fassbender). Frank, que é considerado um gênio pelos integrantes da banda nunca tira a máscara, uma grande cabeça feita de papel machê que lembra um desenho infantil.
A obra mescla momentos engraçados e dramáticos de forma balanceada e suscita discussões interessantes: a genialidade de Frank é real ou é apenas fruto da imaginação de seus seguidores? A máscara é um personagem encarnado de forma permanente, um disfarce ou uma negação da identidade real de Frank? Outro ponto a se destacar é o desenho da máscara, com grandes olhos que parecem observar tudo com atenção ao mesmo tempo que são tristes e vazios, refletindo a alma do músico.
Para saber se Frank é maluco ou não você precisará assistir à obra mas uma dica é a comparação, feita dentro do filme, do personagem com Syd Barrett do Pink Floyd - quem conhece a história da lendária banda já imagina o estado mental de Frank. Mas a melhor comparação seria com Arnaldo Baptista da banda Os Mutantes (a sua história foi muito bem contada no excelente documentário Loki de 2008), que como Frank mescla genialidade com uma personalidade frágil e docemente infantil.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas