Um filme por dia 2017 - 22/02 - O Deserto Vermelho (1964)



Título original: Il deserto rosso
Situado durante o período do milagre econômico italiano O Deserto Vermelho representa, através da angústia de Giuliana (Monica Vitti), o desconforto da sociedade até então predominantemente rural com a massiva industrialização. Critica essa industrialização e seus condutores e ainda alerta para a destruição do meio ambiente.
Mas a obra é complexa e essa é apenas uma das suas possíveis interpretações. Mas o que vemos na tela sustenta essa leitura: Giuliana de vestido verde no meio do parque industrial cinza, onde até as árvores perderam a cor,  o barulho irritante constante, a fábrica mostrada no início do filme que aparenta não produzir nada, apenas fumaça.
Os mentores do progresso - aqui os gestores da fábrica - agem como adolescentes imaturos quando não na frente dos empregados mostrando como o futuro está em boas mãos.
Arrastado em alguns momentos, a estrutura e belíssimos planos compensam qualquer pequena deficiência. Como o plano final, com o pátio da fábrica cheio de barris de produtos químicos das mais diversas cores. É devastador ver a metamorfose que o capitalismo e industrialização impuseram a um campo florido.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas