Um filme por dia 2017 - 26/02 - Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983)
Título original: Videodrome
Apesar de ser de 1983, os temas de Videodrome são ainda mais relevantes atualmente. Na verdade, sua temática e até avançada demais para uma época em que tínhamos apenas vídeo cassetes e TVs nas salas de estar. Hoje somos cercados por telas e a imagem foi banalizada ao extremo.
Por isso, a busca do diretor de televisão Max Renn (James Woods) por novos programas para a sua rede de televisão, é uma estória que hoje pode ser reproduzida em qualquer quarto com um computador e acesso a internet. Nenhum estímulo parece ser suficiente para as atuais audiências e sempre novos catalisadores de sensações são criados.
A obra é ainda mais assustadora pelo seu caráter premonitório: reparem como as mortes exibidas no programa Videodrome se assemelham com as execuções reais transmitidas nos dias de hoje pelo Estado Islâmico e a igreja Missão dos Raios Catódicos (Cathode Ray Mission) leva as pessoas a buscarem a salvação pelo culto a imagem, exatamente como as redes sociais que utilizamos diariamente.
Pessimista, o diretor Cronenberg nos alerta que a nova carne, o novo homem tecnológico, não levará a humanidade ao seu ápice mas a sua perdição.
Nota: 4/5
Fabio Consiglio
Comentários