Um filme por dia 2017 - 19/02 - Lion: Uma Jornada Para Casa (2016)



Título original: Lion
Lion: Uma Jornada Para Casa mostra uma Índia assustadora: pedófila, sem educação para as crianças, violenta e sem unidade linguística. Diante dessa imagem extremamente negativa, quando Saroo (Sunny Pawar jovem e Dev Patel adulto) se perde do irmão, vaga pelas ruas e acaba adotado por uma família australiana, pode-se dizer que ele tirou a sorte grande.
O grande problema desse filme baseado em uma história real é o seu desenvolvimento: depois de ser adotado, não há muita coisa para acontecer até o previsível final. Por exemplo, Saroo tem um irmão adotivo problemático (nunca é dito mas parece ter algum nível de autismo) que, mesmo tendo existido na realidade, no filme parece estar lá apenas para preencher mais alguns minutos da já vazia estória. E a diferença física entre os irmãos, extremamente artificial já que Saroo tem cara de ator hollywoodiano enquanto seu irmão Mantosh é mais realista e com a aparência de um indiano real, ressalta o maniqueísmo do irmão bom e do irmão mau.
Muito longo pelo seu conteúdo - funcionaria melhor como curta ou documentário - e com uma conclusão toda montada para levar os espectadores às lágrimas, ao menos passa uma mensagem que talvez passe despercebida mas para mim é a mais importante: menos filhos de sangue e mais adoções, afinal já temos gente demais no planeta.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Unknown disse…
O filme é um drama tocante sobre a busca de nossas origens e da importância de enfrentar nossos demônios internos para seguir em frente e nos encontrar como pessoas. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que os melhores filmes baseadas em fatos reais são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Também gostei muito de Dunkirk, não conhecia a história e realmente gostei. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do ator Tom Hardy, seu talento é impressionante.
Fabio Consiglio disse…
Emma, apesar do filme Lion me incomodar um pouco por conta do seu miolo (há muito pouca estória para contar entre o garoto se perder no início e o seu retorno já adulto à Índia no final), gosto muito da sua mensagem pró adoção, atitude que julgo muito mais racional e socialmente responsável do que gerar os próprios filhos.
Continue acessando o blog, obrigado pelos comentários, abraço!

Postagens mais visitadas