Um filme por dia 2017 - 19/02 - Lion: Uma Jornada Para Casa (2016)
Título original: Lion
Lion: Uma Jornada Para Casa mostra uma Índia assustadora: pedófila, sem educação para as crianças, violenta e sem unidade linguística. Diante dessa imagem extremamente negativa, quando Saroo (Sunny Pawar jovem e Dev Patel adulto) se perde do irmão, vaga pelas ruas e acaba adotado por uma família australiana, pode-se dizer que ele tirou a sorte grande.
O grande problema desse filme baseado em uma história real é o seu desenvolvimento: depois de ser adotado, não há muita coisa para acontecer até o previsível final. Por exemplo, Saroo tem um irmão adotivo problemático (nunca é dito mas parece ter algum nível de autismo) que, mesmo tendo existido na realidade, no filme parece estar lá apenas para preencher mais alguns minutos da já vazia estória. E a diferença física entre os irmãos, extremamente artificial já que Saroo tem cara de ator hollywoodiano enquanto seu irmão Mantosh é mais realista e com a aparência de um indiano real, ressalta o maniqueísmo do irmão bom e do irmão mau.
Muito longo pelo seu conteúdo - funcionaria melhor como curta ou documentário - e com uma conclusão toda montada para levar os espectadores às lágrimas, ao menos passa uma mensagem que talvez passe despercebida mas para mim é a mais importante: menos filhos de sangue e mais adoções, afinal já temos gente demais no planeta.
Nota: 3/5
Fabio Consiglio
Comentários
Continue acessando o blog, obrigado pelos comentários, abraço!