OSCAR 2019 - A Favorita



Nos regimes totalitários, qual a verdadeira autonomia da pessoa detentora do poder, seja ela um rei, uma rainha ou um ditador? As decisões de uma rainha são fruto da análise da monarca ou não passam de replicação dos sussurros dos seus assessores? Um ditador tem uma visão clara da realidade ou enxerga apenas o que o filtro aplicado pelos seus bajuladores lhe permite? Essas questões permeiam A Favorita (2018), focando no triângulo (amoroso e político) formado entre a Rainha Anne (Olivia Colman), a sua melhor amiga (e governante de fato) Sarah (Rachel Weisz) e a recém-chegada criada Abigail (Emma Stone), na Inglaterra do século XVIII.
Sarah e Abigail disputam a atenção da Rainha, mas o grande prêmio a ser reclamado não é o afeto de Anne e sim o poder oriundo da influência sobre a monarca. Filmes sobre intrigas palacianas não são raros, porém aqui vemos o poder centrado nas mulheres, que não hesitam em usar todas as armas – inclusive o sexo – para conseguirem o que querem.
Além das interpretações e dinâmica das personagens principais, há algumas decisões artísticas do diretor grego Yorgos Lanthimos que chamam a atenção, como a utilização de lente olho de peixe: ela serve para mostrar grandes ambientes em uma só tomada, mas não só isso, ela também demonstra como a realidade é enxergada de forma distorcida pelos habitantes do palácio, como se fossem peixes em um aquário. Os coelhos da Rainha Anne – ela explica que há um coelho para cada filho morto ou não nascido – são outra grande fonte de significado, simbolizando não só a fragilidade da Rainha como também o verdadeiro caráter de Abigail, na impactante cena final.

As habitantes do aquário


Com um ritmo cadenciado – não lento – A Favorita é bonito de ser ver e perturba ao nos dar uma amostra de como as decisões de Estado são tomadas, não por critérios objetivos e racionalidade mas por interesses pessoais e intrigas rasteiras. Mas podemos ficar tranquilos, claro que esse modus operandi só acontece no totalitarismo e não em regimes democráticos...


Nota: 4/5

Comentários

Postagens mais visitadas