Um filme por dia 2017 - 14/02 - Até o Último Homem (2016)
Título original: Hacksaw Ridge
Imagine que alguém precise fazer um omelete, não há outra opção a não ser fazer o omelete. Porém essa pessoa, por convicção moral e religiosa, não quebra os ovos de forma alguma. Esse é o dilema vivido pelo soldado Doss (Andrew Garfield) em Até o Último Homem: alistado como voluntário na Segunda Guerra Mundial não mata (na verdade nem sequer toca em armas) por conta de sua religiosidade.
Baseado em uma estória real (muito provavelmente fantasiada ao extremo como é de costume em Hollywood), adota uma estrutura bastante clássica, além de utilizar a chamada "jornada do herói", que consiste bem resumidamente de chamado, recusa, treinamento, teste, provação, recompensa, retorno, ressurreição e iluminação final.
Mas o que torna a obra um entretenimento decente também a leva à vala comum, com fórmulas e soluções vistas a exaustão em diversos outros filmes. E temos o viés religioso que beira ao fanatismo ao sugerir que, por conta da oração de Doss, uma batalha que estava praticamente perdida foi revertida com a vitória dos americanos.
Aprendemos com Até o Último Homem que deus é americano e que todos os outros não merecem mais do que o inferno.
Nota: 3/5
Fabio Consiglio
Comentários
Obrigado pelo comentário, abraço,
Fabio Consiglio
Fabio Consiglio