Um filme por dia 2017 - 14/02 - Até o Último Homem (2016)



Título original: Hacksaw Ridge
Imagine que alguém precise fazer um omelete, não há outra opção a não ser fazer o omelete. Porém essa pessoa, por convicção moral e religiosa, não quebra os ovos de forma alguma. Esse é o dilema vivido pelo soldado Doss (Andrew Garfield) em Até o Último Homem: alistado como voluntário na Segunda Guerra Mundial não mata (na verdade nem sequer toca em armas) por conta de sua religiosidade.
Baseado em uma estória real (muito provavelmente fantasiada ao extremo como é de costume em Hollywood), adota uma estrutura bastante clássica, além de utilizar a chamada "jornada do herói", que consiste bem resumidamente de chamado, recusa, treinamento, teste, provação, recompensa, retorno, ressurreição e iluminação final.
Mas o que torna a obra um entretenimento decente também a leva à vala comum, com fórmulas e soluções vistas a exaustão em diversos outros filmes. E temos o viés religioso que beira ao fanatismo ao sugerir que, por conta da oração de Doss, uma batalha que estava praticamente perdida foi revertida com a vitória dos americanos.
Aprendemos com Até o Último Homem que deus é americano e que todos os outros não merecem mais do que o inferno.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Unknown disse…
Ridícula a sua avaliação.
Anônimo disse…
Railel, toda avaliação ou crítica é parcial, uma visão pessoal do autor do texto, por mais que as opiniões sejam justificadas com algum embasamento teórico. É ótimo discordar do que se lê: você vai embasar melhor a sua própria opinião e quem sabe até enxergar com outros olhos o tema que se julga já definido.

Obrigado pelo comentário, abraço,
Fabio Consiglio
Unknown disse…
Adoro esse tipo de filme! Filmes com histórias reais que nos inspiram. Passar por tudo que ele passou e mesmo assim encontrar tanta força! Andrew Garfield é um homen muito carismático e professional, se entrega a cada um dos seus projetos. Na minha opinião, foi um dos mehores filmes 2017 que foi lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio O filme superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Além, acho que a sua participação neste filme de drama realmente ajudou ao desenvolvimento da história.
Fabio Consiglio disse…
Mariana, obrigado pelos comentários. Apesar de não ter adorado Até o Último Homem, reconheço as suas qualidades e o considero um bom filme, com destaque para a interpretação do Andrew Garfield. Continue seguindo o blog, abraço!

Fabio Consiglio

Postagens mais visitadas