Um filme por dia 2017 - 06/11 - A História Sem Fim (1984)



Título original: Die unendliche Geschichte
O grande mérito de A História Sem Fim é o de envolver a plateia com a sua atmosfera onírica e mágica, criando uma imersão que, apesar de direcionada às crianças, captura também os adultos.
A trama é simples: a vida do garoto Bastian (Barret Oliver) não está boa - acabou de perder a mãe e sofre bullying na escola - e ele acha refúgio na fantasia, através de um livro que o envolve, A História Sem Fim, que conta a estória de um reino mágico - Fantasia - que está sendo destruído pelo Nada. As imagens exibidas quando o garoto mergulha no livro parecem ter sido extraídas de sonhos e suas criaturas fantásticas remetem a ilustrações de estórias infantis que povoam a imaginação de pessoas de todas as idades; tudo é muito bem feito, ainda mais se levarmos em conta que não havia efeitos digitais na época.
A mensagem, embora ingênua, é passada de forma orgânica pela trama, sem a necessidade da repetição de mantras ou canções edificantes. Na verdade, apesar de parecer pueril a exaltação do poder da imaginação em detrimento do "mundo real" pregada pela obra, não podemos diminuir a importância da mente criativa que em última análise é a grande força motriz da ciência e das inovações.
Pode-se dizer que A História Sem Fim é um filme infantil honesto, que investe mais na emoção através de imagens e música do que no prazer intelectual de um roteiro engenhoso ou reflexões mais profundas, conseguindo realizar a difícil tarefa de ser um filme que é assistido com prazer pelos pais juntamente com os filhos.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas