Um filme por dia 2017 - 12/11 - A Nona Vida de Louis Drax (2016)
Título original: The 9th Life of Louis Drax
A Nona Vida de Louis Drax inicia com um texto que parece ter sido tirado de um livro de autoajuda, flerta com o suspense ao tentar sem sucesso ser um thriller e soluciona o seu grande mistério de forma patética, disfarçando tolices místicas com pitadas de ciência médica a fim de conferir algum peso às bobagens proferidas.
O garoto Louis Drax (Aiden Longworth) sempre foi propenso a acidentes desde o seu nascimento e ao completar 9 anos sofre uma queda que o coloca em coma. O médico Allan Pascal (Jamie Dornan), especialista em coma infantil, entra em cena para tentar reverter o quadro do garoto e acaba envolvendo-se nos segredos da família Drax.
Como dito no início desse texto, o filme não consegue adotar um tom, mostrando-se tão irregular que pode até causar gargalhadas de forma involuntária em algumas trechos. Na verdade é difícil não rir quando Jamie Dornan está em cena: o ator, famoso por seu papel como Christian Grey em Cinquenta Tons de Cinza, demonstra aqui toda a sua falta de talento como artista, com olhares e trejeitos de fazer corar qualquer ator amador.
Além de nos brindar com o carisma e expressão de Dornan, A Nona Vida de Louis Drax tem um final previsível e tolo, sem citar a desonestidade de misturar mitologia sobre além vida com medicina real, causando justamente o efeito contrário ao desejado - ao invés de conferir realismo à sua ficção acaba transformando todos os personagens profissionais da saúde em idiotas facilmente manipuláveis, sendo impossível levar a estória minimamente a sério.
Tudo isso torna a obra um caça-níqueis mirando os fãs de Jamie Dornan e dos chamados livros de autoajuda; se o público de A Nona Vida de Louis Drax for realmente esse, eles acharão exatamente a qualidade e profundidade que procuram.
Nota: 2/5
Fabio Consiglio
Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:
Comentários