Um filme por dia 2017 - 26/11 - O Império do Desejo (1981)
Título original: O Império do Desejo
As boas intenções, demonstradas pelas bandeiras levantadas por O Império do Desejo, não salvam a obra do desastre por conta da sua falta de tom, precariedade, interpretações ruins e piadas dignas de colegiais.
Há boas ideias na estória da viúva rica Sandra (Meiry Vieira) que viaja ao litoral para retomar uma casa do seu antigo marido invadida por posseiros, porém elas estão diluídas entre as cenas de sexo feitas para atrair mais público para o cinema - em uma era pré internet o sexo ainda era utilizado para capturar a audiência - e tentativas de humor que não causam risos mas constrangimento.
Os vários tipos que desfilam na tela ilustram a sociedade da época e temos a jovem senhora da sociedade, o advogado malandro, a falsa puritana, o profeta maluco. A atmosfera é alegórica e temas atuais são discutidos: a hipocrisia dos moralistas, que na primeira oportunidade abraçam o que eles consideram imoral, a ideia de que se alguém não tem um rótulo atribuído pela sociedade ela é maluca, além da defesa de ideias como a ineficácia de sufocarmos os desejos.
Mesmo com esses conceitos interessantes, é difícil extrair esse signos da obra, sufocada pelo amadorismo. Sem se definir se é um filme erótico ou uma comédia sem graça, O Império do Desejo parece melhor sendo discutido do que assistido.
Nota: 2/5
Fabio Consiglio
Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:
Comentários