Um filme por dia 2017 - 11/11 - Moana: Um Mar de Aventuras (2016)
Título original: Moana
Moana é o longa-metragem de animação da Disney de número 56 e demonstra a maturidade alcançada pela fórmula dos filmes criados pelo estúdio, tanto na técnica quanto na forma de contar a estória e desenvolver os personagens.
Moana (voz de Auli'i Cravalho), a filha do chefe de uma ilha da Polinésia que parte em missão para salvar seu povo de uma maldição, em nada lembra as princesas Disney mais tradicionais, sendo segura, voluntariosa e independente. Há até uma piada na animação quando Moana se nega a ser chamada de princesa, mas Maui (voz de Dwayne Johnson) justifica o título dizendo que ela usa vestido e tem um bichinho fofinho como acompanhante. Na verdade esses bichinhos, um porco e uma galinha claramente criados com o objetivo de vender brinquedos, são o elo mais evidente de Moana com as animações clássicas. Todo o resto exala frescor, desde os ambientes criados de forma hiper-realista - mais coloridos, mais bonitos, mais vibrantes do que a realidade - até a locação e cultura das ilhas do Pacífico. O arco da protagonista não escapa do esquema do monomito ou jornada do herói, mas desenhado de forma menos formulaica e introduzindo pequenas variações muito bem-vindas.
Quanto aos significados, as mensagens são passadas de forma orgânica e sem mantras: o discutível valor e utilidade das tradições, a necessidade de trilhar o próprio caminho e a intervenção do homem sobre a natureza. Esse último é o principal signo, afinal o equilíbrio foi destruído quando Maui roubou o segredo da vida da deusa Te Fiti, o que representa o conhecimento e a ciência. O equilíbrio só foi restaurado com a devolução do segredo, mas uma informação não se devolve, se compartilha, portanto a conclusão com seu final feliz (não considero isso um spoiler já que estamos falando de uma animação Disney) representa o equilíbrio entre o conhecimento científico e o respeito pelo mundo natural.
Para completar, as canções são pops extremamente bem feitos e "pegajosos" - é difícil parar de cantarolar, por exemplo, a canção de Maui. Tudo isso coloca Moana entre as minhas animações da Disney prediletas e ouso colocá-la entre as 10 melhores, ao lado de clássicos como Branca de Neve e O Rei Leão. Há ainda uma piada adicional depois dos créditos envolvendo A Pequena Sereia, o que pode ser considerado a cereja de um bolo delicioso.
Nota: 5/5
Fabio Consiglio
Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:
Comentários