Um filme por dia 2017 - 23/11 - Invasão Zumbi (2016)
Título original: Busanhaeng
Zumbis que correm atrás de suas vítimas ao invés de rastejar, não tem os corpos desmanchados por uma simples pancada e andam em bandos de centenas, de forma amontoada como insetos. Não estou falando de Guerra Mundial Z mas de um filme bem melhor, o coreano Invasão Zumbi, que encara a mitologia zumbi de uma forma diferente, crua e dinâmica.
Seguindo a fórmula dos filmes catástrofe, alguns personagens são apresentados para os acompanharmos em uma viagem de trem entre as cidades sul-coreanas de Seul e Busan. O formato não traz novidades mas a forma como tudo é apresentado e desenvolvido beira a perfeição. As cenas transmitem de forma precisa todo o caos causado pela infecção, causando tensão e aflição mesmo sendo relativamente fácil imaginar quais personagens não morrerão - pelo menos até certo ponto da estória.
Alguns pontos da trama lembram The Walking Dead ao mostrar que os humanos são tão ou mais perigosos que os zumbis, mas no geral o perigo vem mesmo é dos infectados, sempre caçando em grande número e sendo extremamente rápidos. Essas características dos zumbis de Invasão Zumbi permitem a criação de sequencias memoráveis, como a primeira parada do trem em uma estação infestada e os monstros perseguindo o trem fazendo uma ponte com os próprios corpos, da mesma forma que algumas espécies de formigas o fazem no mundo real.
Não há tema que não permita uma abordagem nova e bem feita, mesmo um assunto tão explorado como os zumbis e Invasão Zumbi é uma prova disso. A atenção ao detalhes, ótima execução e a coragem de se assumir como um filme de zumbis sem querer impor uma suposta e artificial profundidade, tudo isso faz de Invasão Zumbi um grande filme.
Nota: 4/5
Fabio Consiglio
Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:
Comentários