Um filme por dia 2017 - 07/11 - O Encouraçado Potemkin (1925)



Título original: Bronenosets Potemkin
O Encouraçado Potemkin é indiscutivelmente uma peça de propaganda da Revolução Russa de 1917, mas independente da ideologia a sua genialidade é latente, exibindo em 1925 elementos modernos muito a frente do seu tempo.
A obra conta a estória da revolta da tripulação do navio encouraçado Potemkin que, descontadas as liberdades artísticas, foi de fato um evento histórico ocorrido em 1905 e é considerado como um ensaio para a revolução de 1917. Logo nas primeiras cenas nota-se a montagem ágil, com cortes rápidos e muita decupagem, o que pode ser comum atualmente mas simplesmente não existia em 1925. Assistindo ao filme entendemos o motivo do diretor Eisenstein ser considerado, juntamente com Griffith, o pai da montagem.
Além da estética e linguagem inovadoras, a obra é carregada de signos: os vermes na carne associados aos oficiais do Potemkin; o padre representando a Igreja, inicialmente apoiando os poderosos e em seguida fingindo-se de morto ao perceber que os marujos haviam vencido (impossível não lembrar do silêncio da Igreja durante a Segunda Guerra Mundial); a bandeira vermelha, pintada da cor simbolizando o comunismo diretamente na película, caso contrário a bandeira aparecia negra no filme e não funcionaria como mensagem.
Na sua parte final, outra sequência antológica e imitada por filmes distintos como Os Intocáveis e Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3 - O Insulto Final, o famoso massacre na escadaria de Odessa, onde os soldados do Czar exterminam a população não poupando crianças, velhos ou deficientes. De novo a montagem mostrando os tiros, as pessoas em fuga escadaria abaixo, planos fechados de rostos machucados e crianças sendo pisoteadas, em uma intensidade poucas vezes superada mesmo depois de quase 100 anos.
Podemos e devemos ser céticos quanto às revoluções, que na maioria das vezes é iniciada em nome do povo mas acaba criando uma nova elite privilegiada. Independente do seu caráter ideológico, O Encouraçado Potemkin é um marco do cinema e é obrigatório para qualquer um que goste e queira entender melhor a evolução da sétima arte.
Nota: 5/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas