Um filme por dia 2017 - 17/11 - 1922 (2017)
Título original: 1922
1922 é objetivo e assustador ao contar sem rodeios a estória de Wilfred James (Thomas Jane), que decide matar a própria esposa por conta da decisão da mulher de pedir o divórcio e vender sua parte da fazenda da família. Para piorar, ele convence o próprio filho Henry (Dylan Schmid) a ser cúmplice do crime.
Tudo acontece rapidamente e ao fim do primeiro ato todas as peças já estão posicionadas para testemunharmos a derrocada de Wilfred. A partir do momento em que o crime é cometido os ratos passam a ser uma presença constante, representando tanto a podridão na qual o protagonista mergulhou quanto o seu sentimento de culpa.
1922 é um ótimo exemplo de uma trama relativamente simples mas bem contada, atingindo o seu objetivo de mostrar um terror bem real - o perigo pode morar na sua casa e dividir a sua cama - mesmo com elementos que podem ser vistos como sobrenaturais (ou não, já que poderiam muito bem ser apenas fruto da imaginação e culpa de James). Sem ser pedante ou querer demonstrar ser mais do que é e indo direto ao ponto, 1922 é uma das melhores adaptações para o cinema da obra de Stephen King.
Nota: 4/5
Fabio Consiglio
Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:
Comentários