Um filme por dia 2017 - 08/11 - Preso na Escuridão (1997)
Título original: Abre los ojos
Preso na Escuridão é um drama espanhol com toques de ficção científica, apresentando conceitos interessantes a ponto de enxergarmos suas ideias utilizadas em Matrix de 1999 e no seriado de TV Black Mirror, além de uma refilmagem americana, Vanilla Sky de 2001.
César (Eduardo Noriega) é rico e bonito e tem uma vida considerada de sonho por muitos, com muito conforto e namoradas, até que ele conhece Sofia (Penélope Cruz), por quem se apaixona. Mas um acidente, que resulta na desfiguração de seu rosto, interrompe a sua felicidade. Contar mais do que isso estragaria a experiência de assistir Preso na Escuridão, que mistura eventos concretos com sonhos e fantasia, sempre pondo em dúvida a sanidade dos personagens e a verdadeira natureza da realidade.
Ao lado de signos interessantes ainda que óbvios - por exemplo a aparência monstruosa de César revelando o seu verdadeiro eu interior - Preso na Escuridão mantém o interesse durante toda a sua duração, revelando a cada momento novas peças do quebra-cabeças proposto. Se você já viu Vanilla Sky, Preso na Escuridão não trará surpresas - texto e decupagem são quase idênticos. Se não, prefira o original, já que a cópia estrelada por Tom Cruise é inferior não só pela evidente falta de originalidade mas pelo fato de eliminar algumas ambiguidades que enriqueciam principalmente o protagonista César. Como curiosidade, Penélope Cruz está nos dois filmes interpretando a mesma personagem, Sofia.
Nota: 4/5
Fabio Consiglio
Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:
Comentários