Um filme por dia 2017 - 22/11 - OtherLife (2017)
Título original: OtherLife
Através de uma droga (ou software biológico como é chamado no filme), o usuário entra em uma realidade virtual onde o tempo é expandido, ou seja, um minuto real pode transformar-se em 24 horas ou 6 meses dentro do espaço virtual, que pode ser um ambiente qualquer criado pela programação, como uma estação de esqui, uma praia ou uma prisão. Essa é a premissa básica de OtherLife, boa mas já explorada de forma mais interessante por obras como por exemplo o seriado Black Mirror.
O problema de OtherLife é principalmente a falta de criatividade dos realizadores. As possibilidades da tecnologia sugerida são infinitas: imagine poder, em algumas horas, cursar um curso superior, aprender uma língua ou até mesmo adquirir anos de experiência em alguma área de conhecimento. Porém em OtherLife tudo limita-se a cadeias - o preso cumpre a sua pena rapidamente do ponto de vista externo - ou espaços virtuais recreativos insossos como pistas de snowboard vazias - com o software poderíamos visitar Saturno, mas ficar em pé em uma prancha e cair na neve obviamente é mais divertido. Além disso as decisões dos personagens, gênios da informática e biologia, não têm lógica alguma com um agravante: depois da primeira virada da trama, ao fim do primeiro ato, o roteiro acaba se auto sabotando criando uma situação onde ou a reviravolta final é obvia ou a trama não faria o menor sentido, destruindo qualquer tentativa de causar surpresa ou criar tensão.
Do ponto de vista estético, OtherLife exibe imagens bonitas mas com a personalidade de uma imagem background (de fundo) do Windows, ou seja, toda a fotografia da obra parece ter sido inspirada em algum site de imagens gratuitas da internet. Na sua conclusão, OtherLife proporciona algum prazer ao vermos a punição do vilão Sam (T.J. Power), mas nada que compense o sofrimento de vermos a falta de expressão da heroína Ren (Jessica De Gouw) durante toda a duração do filme - 96 minutos que parecem 4 horas. No final das contas a droga também fez efeito na audiência.
Nota: 2/5
Fabio Consiglio
Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:
Comentários