Um filme por dia 2017 - 02/03 - Rocco e Seus Irmãos (1960)



Título original: Rocco e i suoi fratelli
Rocco e Seus Irmãos conta como Rosaria Parondi e seus cinco filhos se estabelecem e sobrevivem em Milão, uma cidade grande, migrando do pobre e rural sul italiano. É uma verdadeira saga melodramática, com muitas qualidades e algumas características que incomodam.
É notável a crítica - um tanto quanto velada, é verdade - ao machismo: no estupro de Nadia, que é a grande virada da estória, a mulher é ignorada como um objeto e o "castigo" é direcionado ao homem, Rocco. A tradição italiana das famílias morarem juntas, todas sob o mesmo teto, também não é poupada: é dito no filme que uma fruta podre estraga todo o cesto e deve ser retirada, o que é impossível na estrutura familiar italiana de clã.
O que parece artificial no filme, ainda mais considerando que é um exemplar do neo realismo, é a bondade irreal de Rocco. Ele não parece um ser humano e sim um mocinho de novela, que dá sempre a outra face. Soa como se o cinema clássico, com seus heróis de fantasia, se intrometesse na linguagem mais suja e verdadeira do cinema italiano da época.
Rocco continua sendo um grande filme, mas a banalização do melodrama e do bom mocismo extremo principalmente pela televisão e a padronização dos heróis como tipos mais humanos, com defeitos, o tornam um pouco difícil de digerir nos dias atuais.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas