Um filme por dia 2017 - 05/03 - Contágio, Epidemia Mortal (2015)



Título original: Maggie
Utilizando-se da largamente conhecida mitologia zumbi, Contágio, Epidemia Mortal evita o lugar comum e conta uma estória intimista, narrando os últimos dias de infectada Maggie (Abigail Breslin) ao lado de seu pai (Arnold Schwarzenegger) antes dela se transformar em zumbi.
O tom já se nota pelo título original - Maggie - que evita termos relacionados ao terror ou ação e privilegia a personagem (prefiro não comentar sobre o título nacional). É clara a metáfora com doenças terminais reais e a hipocrisia das pessoas ao encarar a morte: a própria vida não pertence ao indivíduo, condenado a morrer como quer a sociedade, não importa o quanto de sofrimento isso representa, como se todos fossem obrigados a pagar os pecados impostos pelas crenças judaico-cristãs.
Talvez por seu tom discreto e por seus elementos artísticos um tanto quanto genéricos - música e fotografia principalmente - Contágio foi pouco visto e falado. Merecia mais reconhecimento, afinal é um dos poucos filmes dos nossos amados mortos-vivos com temática adulta. 
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas