Um filme por dia 2017 - 25/03 - Fragmentado (2016)



Título original: Split
Fragmentado é um filme razoável, mas incomoda os malabarismos utilizados para chamar a atenção de forma artificial e encaixar a trama absurda em um universo fantástico em que ela faça algum sentido.
Kevin Crumb (James McAvoy) sofre de transtorno de identidade múltipla e nele "habitam" 23 pessoas. Algumas dessas personalidades sequestram três garotas para sacrificá-las a fim de purificar alguma coisa, em um óbvio MacGuffin criado apenas para dar motivo a existência da estória - o diretor Shyamalan é obsessivo em imitar Hitchcock, o grande mestre do MacGuffin (claro que há também um cameo, outra marca registrada de Alfred).
Primeiro, para quê tantas personalidades? Apenas 5 ou 6 são invocadas e das outras não sabemos nem o nome. O alto número só pode ser explicado como mais um holofote para Fragmentado.
Segundo, é difícil aceitar as tremendas modificações corporais (inclusive estruturais) que acontecem quando Kevin assume determinada personalidade. Isso não poderia acontecer no mundo real, apenas em um universo fantástico, o que nos leva a interessante, porém inacessível a muitas pessoas, referência que acontece na última cena do filme, colocando-o no mesmo universo de Corpo Fechado (segundo filme de Shyamalan). O grande problema é que Corpo Fechado já tem mais de 15 anos e não foi tão popular, apesar de um ótimo filme, e poucos entenderão a relação sugerida.
A sensação que fica após vermos Fragmentado é que ele poderia ter sido melhor e Shyamalan tem talento. O que o impede de ter uma obra mais consistente é a sua megalomania.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas