Um filme por dia 2017 - 18/03 - Corpo Fechado (2000)



Título original: Unbreakable
Uma estória de super-herói contada de uma forma peculiar, situada em um mundo realista e sem cenas de ação, com pequenas pistas espalhadas durante a projeção que dão coerência aos acontecimentos e ao final inesperado. Esses são os grandes trunfos de Corpo Fechado: originalidade e atenção aos detalhes.
David Dunn (Bruce Willis) é um segurança de estádio e único sobrevivente de um terrível acidente de trem. Elijah Price (Samuel L. Jackson) é um frágil dono de uma galeria de arte especializada em quadrinhos, frágil pois sofre de osteogênese imperfeita, o que torna seus ossos quebradiços. Ele quer descobrir se David Dunn é realmente especial por sobreviver ao acidente e por não ter se ferido ou ficado doente durante toda a sua vida.
Todos os elementos vão sendo encaixados lentamente, como um quebra-cabeças, nos revelando que as histórias em quadrinhos de super-heróis não são totalmente ficcionais mas apenas um pouco exageradas. Tudo que nos é familiar - o ponto fraco do herói, o cognome do vilão, as cores predominates de cada um deles - vai sendo exposto de uma maneira natural e não caricata de forma que possamos acreditar que a dualidade herói/vilão possa acontecer no nosso mundo real.
Corpo Fechado não tem um final tão impactante quanto O Sexto Sentido, o primeiro filme de M. Night Shyamalan, mas consegue ser surpreendente e ao mesmo tempo óbvio, nos fazendo pensar "como não percebi isso". A melhor forma de testar se um final surpreendente foi realmente bem planejado e pensado desde o início é assistir o filme novamente já sabendo da sua conclusão. E Corpo Fechado passa no teste com louvor.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas