Um filme por dia 2017 - 15/03 - Caça-Fantasmas (2016)



Título original: Ghostbusters
Vivemos uma onda de nostalgia no entretenimento, tanto em continuações ou novas versões de franquias de sucesso (Star Wars, Mad Max) como em produtos que se sustentam quase que apenas de referências e memórias afetivas dos espectadores (Stranger Things). Mas ao contrário de Star Wars: O Despertar da Força que depende fortemente dos filmes matriz, não apenas pela óbvia continuidade da estória mas pela excessiva reverência pelo material original, Caça-Fantasmas consegue ser um bom filme isoladamente.
O quarteto de caçadoras de assombrações apresenta uma química perfeita, com todas as atrizes brilhando sem ofuscar as outras. E para quem acha que mulheres não podem ser engraçadas (sim, ainda existe esse tipo de pensamento e a prova é a forma como o filme foi atacado na internet) vai mudar de ideia após assistir Caça-Fantasmas. E ainda temos Kevin (Chris Hemsworth, o Thor) como o "secretário gostoso" em uma divertida inversão dos papéis comumente vistos na sociedade. Há também participações especiais de todo o elenco principal de Os Caça-Fantasmas de 1984, que mesmo não sendo fundamental ao roteiro enriquecem a experiência de quem conhece o original.
No seu terceiro ato, Caça-Fantasmas cai na tentação da destruição grandiosa e insossa, perdendo um pouco do seu charme baseado na performance de suas protagonistas. Como nos filmes de heróis para crianças, metade da cidade é destruída mas não há maiores consequências, não se vê um morto - a não ser os fantasmas, é claro. Mas nem isso tira o brilho dessa divertida comédia protagonizada por mulheres. Que venham outras!
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas