Um filme por dia 2017 - 14/03 - Querelle (1982)



Título original: Querelle
Querelle tem o mérito de ser um drama/romance predominantemente homossexual, algo incomum no cinema comercial. Mas só isso não é suficiente.
Apesar de muito bem realizado - por exemplo temos a fotografia que intensifica os brilhos e dourados, fazendo tudo parecer onírico, fabulesco, precioso - falta ao filme alguma coisa. A relação entre os irmãos Robert (Hanno Pöschl) e Querelle (Brad Davis) parece andar em círculos e não levar a lugar nenhum. Algumas ideias interessantes são expostas - o que é o "normal", o perigo de encontrar a si mesmo, a violência presente no amor masculino - mas parecem despejadas na tela de qualquer jeito, sem grande desenvolvimento. Há também certa relutância de ser mais explícito nas relações físicas entre os personagens, eles falam de sexo o tempo todo mas o praticam muito pouco.
Talvez o objetivo seja mostrar como a sociedade molda o modelo mental das pessoas de forma castradora, impedindo que os desejos sejam explorados de forma plena. No entanto é preciso muita imaginação para enxergar isso na obra, que acaba parecendo ter medo de ir à fundo nos temas que propõe.
Nota: 2/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas