Um filme por dia 2017 - 20/03 - Mortalmente Perigosa (1950)



Título original: Deadly Is the Female
Mais conhecido pelo seu título de relançamento, Gun Crazy, esse filme de 1950 chama a atenção por sua construção elegante e enxuta, indo sempre direto ao ponto apresentando apenas o necessário para o desenvolvimento da estória do casal de assaltantes, Annie Laurie Starr (Peggy Cummins) e Barton Tare (John Dall).
A objetividade da obra pode ser atribuída ao fato dela ser um filme B, de mais baixo custo, mas isso não diminuiu a sua qualidade e pode ter contribuído para algumas soluções criativas, como o incrível plano sequência de mais de 3 minutos que mostra um assalto da dupla de dentro do carro. Funcionou perfeitamente na tela e não houve necessidade de se filmar de verdade o assalto, economizando alguns dólares do já escasso orçamento. A dinâmica do casal também é destaque, com Laurie má e sem remorso indo sempre atrás de seus interesses e Barton uma espécie de criança em corpo de adulto, buscando aceitação e lutando contra os seus princípios para ficar ao lado da esposa.
A despeito dos crimes cometidos, torcemos pelo sucesso dos bandidos, mais por conta de Barton do que da femme fatale Laurie. Nessa disputa de Id e Superego (Laurie e Barton respectivamente) não há Ego para equilibrar e o Id sempre ganha, levando a dupla à ruína no final inevitável.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas