Um filme por dia 2017 - 13/03 - O Planeta dos Vampiros (1965)



Título original: Terrore nello spazio
As ficções-científicas dos anos 50 e 60, ainda que nem sempre resultando em grandes filmes, introduziram ideias e conceitos que são utilizados até hoje no cinema e O Planeta dos Vampiros é um bom exemplo disso.
A tripulação da espaçonave Argos desembarca no planeta Aura para investigar um sinal estranho e o que ela encontra está hoje espalhado em diversas outras obras: um esqueleto alienígena gigante, como em Alien, o Oitavo Passageiro, uma paisagem de lava parecida com o inferno, como em Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith, uma mulher na ponte de comando, ousadia para a época, como Jornada nas Estrelas fez apenas um ano depois. Curiosidade: a mulher, Sanya, é a atriz brasileira Norma Bengell.
Não podemos ignorar que o ritmo é frouxo, os atores canastrões e os efeitos especiais datados (ainda que com um certo charme da época), porém as boas ideias e o final surpreendente e assustador fazem de O Planeta dos Vampiros uma peça importante para o desenvolvimento do gênero ficção científica.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas