Um filme por dia 2017 - 24/03 - À Meia Noite Levarei Sua Alma (1964)



Título original: À Meia Noite Levarei Sua Alma
José Mojica Marins é pioneiro do cinema de terror brasileiro e ainda hoje é seu mais conhecido representante. No bom À Meia Noite Levarei Sua Alma Mojica nos apresenta o Zé do Caixão, principal personagem e persona cinematográfica do cineasta.
O grande mérito de À Meia Noite Levarei Sua Alma é criar um terror genuinamente nacional, sem tentar imitar o horror americano de Hollywood. É fortemente calçado nas tradições católicas, como os dias santos e as procissões, mas também apresenta elementos como a macumba, refletindo o forte sincretismo religioso brasileiro.
Nesse caldo de crenças, o maior pecado é não acreditar em nada, no filme e na vida real; o ateu, aquele que não tem deus no coração, é o vilão supremo - Zé do Caixão é assim - e a obra mostra isso de forma clara. É doloroso perceber que ainda hoje essa ideia reina - todo ateu já percebeu algum tipo de preconceito.
Com uma produção modesta porém eficiente - até os efeitos de maquiagem funcionam muito bem -  À Meia Noite cumpre os seus objetivos de assustar e tem o bônus de nos fazer pensar o quanto essa religiosidade do povo brasileiro é realmente saudável. E apresenta ao mundo um personagem memorável, Coffin Joe, o nosso querido Zé do Caixão.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas